Leia também:
X PL vai lutar para manter Carla Zambelli no mandato, diz líder

“Lula tem que ser homem e ter atitude”, diz senador Cleitinho

Senador quer que o presidente vete projeto que aumenta número de deputados

Monique Mello - 02/07/2025 16h43 | atualizado em 02/07/2025 17h45

Senador Cleitinho no Pleno Time Foto: Reprodução/Pleno.News

Em participação no Pleno Time desta quarta-feira (2), o senador Cleitinho (Republicanos-MG) criticou a aprovação do aumento no número de deputados pelo Senado Federal. A proposta de lei aumenta de 513 para 531 o número de vagas para deputados federais.

– Pessoal, é um escárnio. A redistribuição poderia ser para poder diminuir. Por que é para aumentar? – iniciou.

A votação foi realizada atendendo a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, o STF determinou a redistribuição das 513 vagas já existentes com base no censo demográfico. Não houve determinação para o aumento no número de parlamentares.

– Faz um plebiscito, sai na rua e pergunta à população brasileira se querem que aumente o número de deputados. O pior de tudo: na votação da semana passada, alguns senadores dizendo que não vai ter aumento de despesa… Os deputados que vão entrar vão trabalhar de graça? Não vão ter salário, apartamento funcional, auxílio-moradia, assessores, gasolina? Claro que vai ter aumento de gastos. Vai ter mais ainda fundo partidário, eleitoral – pontuou Cleitinho.

– A população brasileira não quer mais isso não, gente – continuou.

Cleitinho iniciou a campanha #vetaLula nas redes sociais, porque agora cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a sanção ou o veto do projeto de lei.

– Não adianta o Lula caducar – não sancionar e nem vetar – e deixar voltar para o Congresso Nacional, para que o próprio presidente do Congresso, o Davi [Alcolumbre] possa fazer virar lei.

Segundo o senador, Lula precisa “ser homem e ter atitude”.

– O que ele tem que fazer de verdade mesmo, ser homem e ter atitude e vetar, pra voltar ao Congresso Nacional. E a gente vê quem é quem. Qual deputado federal e qual senador vai manter o veto do Lula ou derrubar – completou.

Ao longo dos quatro anos de mandato dos parlamentares, o aumento de vagas pode chegar a custar R$ 380 milhões para os cofres públicos.

Acompanhe a edição desta quarta-feira na íntegra:

*Você pode acompanhar o Pleno Time em podcast no Pleno.News, no Spotify, na Deezer, na Apple Podcasts e na Amazon Music.

Leia também1 Girão: "Não é a 1ª vez que o STF invade e humilha o Congresso"
2 Erika Hilton ostenta bolsa de grife no valor de R$ 24,7 mil
3 Mulher que ofendeu Michelle diz que não cometeu nada ilícito
4 Nikolas Ferreira ironiza escolha de mascote da COP 30
5 População de jumentos no Brasil cai 94%; há risco de extinção

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.