Leia também:
X Datafolha: 52% discordam que aborto é prerrogativa da mulher

Lula tem mais 3 viagens para o exterior e chegará a 15 visitas

Petista já ficou 31 dias fora do Brasil no primeiro semestre de mandato

Pleno.News - 01/07/2023 16h21 | atualizado em 03/07/2023 18h38

Primeira-dama, Janja da Silva, e presidente Lula Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem mantido uma agenda intensa no exterior. Em apenas seis meses de governo, já visitou 12 países em sete viagens diferentes e ficou 31 dias fora do Brasil. E esse número vai crescer em julho, pois Lula já tem viagens marcadas para Argentina, Colômbia e, provavelmente, Bélgica.

A primeira agenda do mês ocorre já nesta terça-feira (4), com a participação do presidente na 62ª Cúpula do Mercosul e Países Associados, em Puerto Iguazú, na Argentina. No evento, Lula vai receber a presidência temporária do Mercosul e deve ocupar o cargo por seis meses. Espera-se trabalho do petista na conclusão do acordo entre o grupo latino-americano e a União Europeia.

Poucos dias depois, no sábado (8), Lula deve estar em Letícia, cidade colombiana que faz fronteira com Tabatinga, município brasileiro no Amazonas, para um fórum de debates científicos sobre a Amazônia. O presidente garantiu a presença no evento durante uma reunião bilateral com Gustavo Petro, presidente da Colômbia, em maio. Petro e Lula devem voltar a se reunir durante o fórum.

Em 17 de julho, a viagem é para o outro lado do Atlântico. A União Europeia e a Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe (Celac) farão uma cúpula conjunta em Bruxelas, na Bélgica. Segundo nota divulgada pela UE, o objetivo é fortalecer “a associação birregional da UE e dos países da Celac em prioridades compartilhadas como as transições digital e verde, a luta contra as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade, saúde, segurança alimentar, migração, segurança, governança e a luta contra o crime transnacional”.

Se as três agendas se cumprirem, Lula completará suas primeiras dez viagens ao exterior nos primeiros sete meses de mandato. Assim, ele terá feito 15 visitas a 14 países diferentes (são duas visitas à Argentina) entre janeiro e julho de 2023. Tudo isso, sem contabilizar a ida a Portugal e ao Egito que ocorreram depois das eleições, mas antes de ele tomar posse como presidente.

*AE

Leia também1 Governo Lula volta a usar canais oficiais pra divulgar live de Janja
2 Mercosul: Lula assumirá o comando temporário do bloco
3 Lula diz não se ofender por ser chamado de "comunista"
4 Inelegível, Bolsonaro comenta: "Não é o fim da direita no Brasil"
5 Família e patriotismo devem ser combatidos, discursa Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.