Leia também:
X Lula diz que “é importante dar menos ouvido a futrica”

Lula telefona para FHC para dar parabéns por aniversário

Em 2022, tucano declarou voto em Lula contra Bolsonaro no segundo turno

Paulo Moura - 19/06/2023 10h44 | atualizado em 19/06/2023 10h45

FHC e Lula Foto: Lula/Ricardo Stuckert

Adversários na disputa pela Presidência da República nos anos 90, Lula e Fernando Henrique Cardoso parecem viver atualmente uma relação de amizade a ponto de o atual chefe do Executivo ter ligado neste domingo (18) para o tucano para felicitá-lo pelo aniversário de 92 anos. O telefonema, de acordo com a assessoria de Lula, teria sido feito por volta do meio-dia.

De acordo com relatos de aliados do petista ao colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles, o gesto teria sido motivado pelo “respeito e carinho” que o petista mantém com FHC, sobretudo após os dois se “reconciliarem” recentemente e o tucano ter declarado voto em Lula no segundo turno contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

– Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva – disse FHC, dias após o primeiro turno de 2022.

Neste domingo, além de Lula, alguns ministros do governo publicaram nas redes mensagens parabenizando o ex-presidente. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que FHC fortaleceu o Sistema Único de Saúde (SUS) e que liderou “reformas fundamentais”.

– Fernando Henrique Cardoso é uma inspiração para todos nós. Liderou reformas fundamentais, fortaleceu o SUS, introduziu as políticas de transferência de renda, fez o plano Real. É um exemplo para o Brasil – escreveu Tebet.

Leia também1 Janja possui poder de veto e até interfere na economia, diz jornal
2 Marinha resgata sexto tripulante de barco que naufragou em SC
3 Marcos do Val diz em mensagem a Pacheco que o 'sistema' venceu
4 Áustria conseguiu impedir ataque terrorista em Parada Gay
5 Homens que insultaram Vini Jr. serão ouvidos nesta segunda

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.