Leia também:
X Lula defende solução política para guerra na Ucrânia

Lula: Sobre o GSI, vou decidir quando voltar ao Brasil

Petista deu declarações durante coletiva, neste sábado

Pleno.News - 22/04/2023 11h18 | atualizado em 24/04/2023 20h37

Lula e o general Marco Edson Gonçalves Dias Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que tomará as decisões relacionadas ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) quando retornar ao Brasil. O presidente está em Portugal e, na próxima terça-feira (25), parte para a Espanha.

– Vou decidir essas coisas do GSI quando eu voltar. Vou tomar a decisão que eu achar mais importante para o Brasil – disse o petista.

Lula deu declarações durante uma coletiva de imprensa, ao ser questionado se manterá o gabinete e, se mantido, se será comandando por um militar ou civil.

Nesta semana, o ministro do GSI general Gonçalves Dias pediu exoneração do cargo após a divulgação de imagens em que aparecia junto com outros funcionários da pasta dentro do Palácio do Planalto durante os atos golpistas de 8 de janeiro. Com a crise, o governo discute como reestruturar o órgão e suas atribuições.

Nesta sexta-feira (21), o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro da Silva, afirmou ao chegar a Portugal, onde acompanha a visita de Lula, que a interinidade de Ricardo Cappelli na chefia do GSI deve durar pouco e defendeu que “não é hora de mudar o perfil do comando”, sugerindo a continuidade de um militar à frente da pasta.

Questionado em relação à postura do governo quanto à instalação da Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) sobre os atos de 8 de janeiro, o presidente afirmou que a decisão de estabelecer a comissão é do Congresso Nacional.

– Não decido CPI. CPI é decisão do Congresso Nacional, que decide quando quiser decidir, faz quando quiser fazer. O presidente da República não vota no Congresso Nacional. Os deputados decidem – respondeu Lula.

Ao lado do presidente português, Marcelo Rabelo, Lula se irritou com a pergunta de jornalista sobre o tema em meio à sua viagem a Portugal.

*AE

Leia também1 Janja posta foto de Lula com gravata nova: Quem ama cuida
2 Partido Novo aciona PGR e vê prevaricação de Gonçalves Dias
3 Damares quer explicação sobre carga trazida por Lavrov
4 Em depoimento, ex-GSI diz que houve apagão no 8 de janeiro
5 Moro critica Lula: "Planeja nova derrama contra os brasileiros"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.