Leia também:
X Vieira diz que agressões de Milei motivaram rebaixamento

Lula sobre EUA revogarem visto de embaixadora: “Irresponsável”

"Nós queremos ser tratados com respeito", acrescentou presidente brasileiro

Thamirys Andrade - 05/08/2026 16h24 | atualizado em 05/08/2026 17h50

Lula Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descreveu como “irresponsável” e “impensada” a decisão dos Estados Unidos de cassar o visto da embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti. Em entrevista ao podcast Meteoro Brasil nesta quarta-feira (5), o petista declarou que a nação brasileira exige ser tratada com respeito.

– Eles [Estados Unidos] tomaram a atitude de cassar o visto da nossa embaixadora. Se ela sair para cá, ela vai ter que tirar visto outra vez. Sabe? Então, essa atitude é que eu acho uma atitude irresponsável, impensada para um país que tem 203 anos de diplomacia, de relação diplomática.

A medida por parte dos EUA ocorre após a demora na liberação do aval diplomático a Daniel Perez, indicado para ser embaixador estadunidense no Brasil. Em resposta, Lula afirmou que o governo Donald Trump demorou mais de um ano para escolher um representante no Brasil, e que, portanto, não poderia exigir agilidade nos trâmites.

– Os EUA não dão importância para embaixador no Brasil, faz um ano e meio que ele está no poder e não mandou para cá. Tá? Aí, tenta mandar e acha que a gente tem a obrigação de fazer a data que eles querem? Não é correto e não é possível, nós queremos ser tratados com respeito – argumentou.

O chefe de Estado brasileiro também afirmou que o Brasil está “preparado” para “enfrentar qualquer pessoa de fora que queira interferir no nosso processo eleitoral”.

O governo brasileiro já havia se pronunciado sobre a revogação do visto da embaixadora, sugerindo que a decisão reflete uma possível intenção de interferir no pleito. Em nota publicada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), a gestão do presidente apontou que trata-se de uma “escalada” de “medidas hostis”.

– A decisão de hoje não é um fato isolado. Faz parte de uma escalada deliberada de medidas hostis ao Brasil, motivadas por razões ideológicas incompatíveis com uma parceria bilateral que sempre foi pautada pelo respeito mútuo. Fica óbvio também o interesse descabido de interferir na próxima eleição para presidente – diz o comunicado.

A nota diz ainda que os argumentos apresentados pelo Departamento de Estado são falsos. A Secom afirmou que os EUA anunciaram publicamente o nome do candidato à embaixada americana em Brasília, Daniel Perez, antes de um pedido formal feito ao Brasil. Também diz seguir o direito internacional e que não há uma regra que estipula o prazo para se conceder a aceitação oficial de um embaixador estrangeiro.

Leia também1 Governo Lula sobe tom após EUA revogarem visto de embaixadora
2 Lula: América Latina nunca foi de esquerda, sempre foi de direita
3 Itamaraty rebaixa relações com Argentina após falas de Milei
4 Flávio confirma deputado Alfredo Gaspar como vice em sua chapa
5 Mendonça manda governo Lula informar gastos com publicidade

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.