Lula se reúne com senadores em conversa no Palácio do Planalto
Encontro reuniu líderes do governo e também lideranças de outros partidos no Senado
Pleno.News - 06/06/2023 09h08 | atualizado em 06/06/2023 10h29

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu na noite desta segunda-feira (5) com diversos senadores para uma conversa no Palácio do Planalto. Participaram do encontro o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Jorge Kajuru (PSB-GO) e Izalci Lucas (PSDB-DF).
Além do trio de parlamentares, também estiveram presentes no encontro os líderes do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (AP); no Senado, Jaques Wagner (PT-BA); e do PT na Casa, Fabiano Contarato (PT-ES). Após a reunião, alguns dos participantes conversaram com a imprensa sobre o teor da reunião.
O líder do PSDB no Senado, Izalci Lucas (DF), afirmou que Lula assumiu um compromisso de retirar os gastos com o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), abastecido pela União para custear a segurança pública e outras políticas do DF, do limite do arcabouço fiscal.
– O Fundo não ficará evidentemente no arcabouço fiscal, esse é o compromisso que foi retirado dessa reunião – disse o senador.
Já o líder do PSB no Senado, Jorge Kajuru (GO), afirmou que foram definidas três prioridades para o governo durante reunião com Lula. Dentre o tripé a ser priorizado, Kajuru afirmou que líderes passarão a investir em encontros com representantes do agronegócio para estreitar a relação do chefe do Executivo com o setor, que passa por um momento de turbulência.
– O presidente sabe que precisa conversar com o agro nos estados abertamente sobre as demandas e o que está acontecendo no país – ressaltou.
Outra questão de destaque foi sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que define a participação de militares da ativa na política. A proposta prevê que, ao se candidatar, o militar deixará automaticamente a corporação e, mesmo que não vença as eleições, não poderá retornar às Forças Armadas.
O último ponto debatido foi sobre a religião. Segundo Kajuru, Lula entendeu que é preciso conversar com tal segmento. O presidente, então, teria relatado que foi convidado para participar da Marcha para Jesus em São Paulo, mas que ainda não decidiu se irá aceitar o convite.
*Com informações AE
Leia também1 STJ autoriza que homem com ansiedade cultive cannabis
2 Kajuru: Alcolumbre quer pautar sabatina de Zanin para o dia 14
3 Vídeo: Falso policial é preso com réplicas de arma de fogo
4 Deputada trans denuncia André Valadão por homofobia
5 Jessé Aguiar vai ao trending do Twitter após revelar ser gay