Leia também:
X STF suspende julgamento sobre competência da Justiça Militar

Lula se reúne com conselheiro de segurança dos Estados Unidos

Petista pretende conseguir uma data para realizar encontro com Joe Biden em Washington

Paulo Moura - 05/12/2022 11h03 | atualizado em 05/12/2022 11h46

Lula Foto: Ricardo Stuckert/ PT

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta segunda-feira (5) com o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, em um hotel em Brasília (DF). Oficialmente, a pauta está relacionada a temas em comum entre os dois países; mas Lula também tentará marcar uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Sullivan desembarcou no Brasil para agendas separadas com Lula e com o atual secretário de Assuntos Estratégicos do governo brasileiro, Flávio Rocha. O encontro com o integrante da atual gestão do governo federal será às 14h30, mas o local não foi divulgado.

O governo norte-americano informou que “Sullivan discutirá como os Estados Unidos e o Brasil podem continuar a trabalhar juntos para enfrentar desafios comuns, incluindo mudanças climáticas, segurança alimentar, a promoção da inclusão e da democracia e a gestão da migração regional”.

– As reuniões darão seguimento ao telefonema do presidente Biden ao presidente-eleito Lula em outubro de 2022, no qual o presidente se comprometeu a manter abertos os canais de comunicação entre os dois países durante a transição – disse o comunicado.

No encontro, Lula também deve discutir a possibilidade de conseguir uma data ainda neste mês para um encontro com o presidente norte-americano Joe Biden em Washington. O petista já sinalizou que pretende fazer a viagem logo após ser diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na próxima segunda-feira (12).

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.