Leia também:
X Turistas romenos são agredidos durante tentativa de assalto

Lula se desculpa por fala sobre pessoas com deficiência

Por meio das redes sociais, neste sábado, petista disse que está aprendendo

Pleno.News - 23/04/2023 10h41 | atualizado em 24/04/2023 13h10

Lula Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula (PT) usou as redes sociais, neste sábado (22), para se desculpar após relacionar, na última terça (18), pessoas com deficiência intelectual a massacres em escolas e dizer que elas possuem “problema de parafuso”.

O petista se manifestou por meio das redes sociais e disse que “não devemos relacionar qualquer tipo de violência a pessoas com deficiência ou pessoas que tenham questões de saúde mental”.

– Gostaria de pedir desculpas sobre uma fala que fiz na semana passada. Conversei e ouvi muitas pessoas nos últimos dias e não tenho vergonha de assumir que sigo aprendendo e buscando evoluir. Quero me retratar com toda a comunidade de pessoas com deficiência intelectual, com pessoas com questões relacionadas à saúde mental e com todos que foram atingidos de alguma maneira por minha fala – declarou.

E acrescentou:

-Não devemos relacionar qualquer tipo de violência a pessoas com deficiência ou pessoas que tenham questões de saúde mental. Não vamos mais reproduzir esse estereótipo. Como presidente de um país com uma grande parcela da população de PCDs, estou disposto a aprender e fazer o possível para que todos se sintam incluídos e respeitados. É assim que avançamos enquanto pessoas, país e sociedade.

A polêmica declaração do presidente ocorreu durante encontro com autoridades para tratar de atentados a escolas.

– Sempre ouvi dizer que a Organização Mundial da Saúde sempre afirmou que a humanidade deve ter mais ou menos 15% de pessoas com problema de deficiência mental. Se esse número é verdadeiro, e você pega o Brasil com 220 milhões de habitantes, se você pegar 15% disso significa que temos quase 30 milhões de pessoas com problema de desequilíbrio de parafuso. Pode uma hora acontecer uma desgraça – disse Lula, na ocasião.

O comentário foi criticado pelo apresentador Marcos Mion. Pai de um adolescente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ele expressou indignação com Lula.

Segundo Mion, as falas são chocantes e denotam preconceito capacitista, o que ele destacou ser crime.

– A comunidade autista segue sem um minuto de tranquilidade. Na real, dessa vez, não afetou somente a comunidade autista, mas todas as pessoas com deficiência intelectual – avaliou Mion.

Leia também1 Para fugir de protesto, Lula não irá ao Parlamento português
2 Presidente da Fiesp, próximo a Lula, fecha parceria com a Shein
3 Ex-GSI diz que não poderia "prender radicais sozinho"
4 Alckmin participa de evento da Assembleia de Deus Madureira
5 Pai de autista, Mion se choca com fala de Lula sobre deficientes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.