Leia também:
X Risco de Salmonella: Anvisa proíbe 52 lotes de suplemento

Lula sanciona criação de 474 cargos na Justiça Eleitoral

Postos serão distribuídos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Tribunais Regionais Eleitorais (TREs)

Pleno.News - 06/04/2026 15h51 | atualizado em 06/04/2026 16h42

Lula Foto: EFE/ Sebastiao Moreira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou na última quinta-feira (2), a Lei 15.374/26, que cria cargos e funções comissionadas na Justiça Eleitoral. De acordo com a norma, serão instituídos 474 cargos efetivos (232 de analista judiciário e 242 de técnico judiciário), além de 75 em comissão e 245 funções comissionadas.

Serão destinados 117 cargos e funções ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal e 85 ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os demais serão distribuídos pelos TREs nos Estados.

O TSE foi procurado pelo Estadão para informar sobre o preenchimento das vagas, mas não respondeu até a publicação deste texto. O espaço segue aberto.

O texto inicial, proposto em 2024 pelo TSE, estima um impacto orçamentário anualizado de R$ 109,4 milhões. As despesas decorrentes serão custeadas por dotações orçamentárias dos tribunais. Além disso, a lei condiciona seus efeitos financeiros à autorização nas leis orçamentárias.

Segundo o Tribunal, esses recursos servirão para suprir a necessidade de pessoal em razão do aumento do eleitorado, de candidaturas e de processos judiciais e extrajudiciais.

A norma é originária do Projeto de Lei 4/24, apresentado pelo TSE e aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Segundo o TSE, os novos cargos contribuirão para assegurar a segurança das urnas eletrônicas, o combate a fake news e o cumprimento de orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

*AE

Leia também1 Lula prepara pacote de 'bondades' contra queda de popularidade
2 17 ministros de Lula deixam governo para disputar eleições
3 Indicado de Lula ao STF disse que pediu a Moraes prisões pelo 8/1
4 Janja prepara carne de paca, uma das mais caras do Brasil
5 Viajante: Janja acumula 170 dias fora do Brasil desde 2023

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.