Leia também:
X Papa sugere ser comunista e defende inocência de Lula

Lula remarca viagem e reunião com Xi Jinping será 11 de abril

Presidente teve que adiar visita à China após diagnóstico de pneumonia

Pleno.News - 31/03/2023 21h52 | atualizado em 03/04/2023 17h44

Xi Jinping e Lula em 2009 Foto: FERNANDO BIZERRA JR/EFE

O Palácio do Planalto confirmou para 11 de abril a visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China. A ida de Lula, que deveria ter ocorrido essa semana, foi suspensa depois do diagnóstico de uma pneumonia leve. Por causa disso, o presidente permaneceu em repouso no Palácio da Alvorada, residência oficial, ao longo dos últimos dias.

Em uma postagem nas redes sociais, na noite desta sexta-feira (31), Lula se disse “plenamente recuperado” e prometeu retomar a agenda de trabalho no Palácio do Planalto, na próxima semana.

– Sexta-feira de home office com o amigo Geraldo Alckmin. Trabalhando no Alvorada, plenamente recuperado. Na próxima semana estarei de volta ao Planalto.

Os detalhes da visita ainda deverão ser informados pelo governo, mas o presidente deve seguir um roteiro similar ao que já estava previsto, tendo como principais eventos diplomáticos reuniões com o presidente chinês, Xi Jinping, com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji. Esses encontros ocorrerão em Pequim, capital do país asiático. Lula também deve cumprir agendas em Xangai, um dos principais centros econômicos do país.

Será a primeira viagem do presidente a um país asiático após assumir seu terceiro mandato. Mas a viagem à China é a terceira internacional depois da posse no cargo; Lula já foi à Argentina e aos Estados Unidos. A previsão do Ministério das Relações Exteriores é que pelo menos 20 acordos comerciais sejam assinados durante a visita.

Ainda em abril, Lula deverá ir a Portugal. Já em maio, o presidente participa como convidado especial da Cúpula do G7, no Japão. O grupo reúne sete das maiores economias do planeta.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também1 Papa sugere ser comunista e defende inocência de Lula
2 Lula diz que volta ao Planalto na 2ª feira: Plenamente recuperado
3 Eduardo Bolsonaro ironiza Guga Noblat após fala sobre Lula e PCC
4 Brasil decide por não assinar declaração contra Rússia
5 Juscelino mentiu em relatório oficial sobre viagem, diz jornal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.