Leia também:
X Flávio Dino: ‘Extremistas não impedirão festa da posse de Lula’

Lula se encontra com o MST e o Movimento Negro Unificado

Petista indicou chance de criação de conselho para negociar com movimentos sociais

Pleno.News - 13/12/2022 17h45 | atualizado em 13/12/2022 18h53

Lula Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Nesta terça-feira (13), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com representantes de movimentos sociais que integram o conselho de participação social do governo de transição. O encontro teve a presença de líderes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e do Movimento Negro Unificado (MNU).

Lula recebeu demandas para a criação de um conselho de diálogo e negociação com a sociedade civil, com destaque aos grupos organizados. A ideia é que o colegiado fique subordinado à Secretaria-Geral da Presidência. Segundo os presentes, o petista teria indicado que pode acolher essa proposta na estrutura do futuro governo.

– Saímos bastante satisfeitos porque há uma inclinação do presidente Lula e também do seu vice, Geraldo Alckmin, em atender esta solicitação da sociedade. Tivemos a certeza de que há disposição e abertura para avançar na participação social, mas com um olhar especial para aqueles segmentos que historicamente estão ausentes da participação política – afirmou a coordenadora nacional do MST, Kelly Mafort.

A coordenadora do MST disse que os integrantes do conselho de movimentos sociais apresentaram a Lula uma lista de decretos e portarias do presidente Jair Bolsonaro (PL) que devem ser revogados para retomar a participação popular na estrutura do governo.

Na reunião, os militantes discutiram com o petista a criação de um orçamento participativo com indicações de prioridades dos movimentos no Plano Plurianual, que serviria como contraponto ao orçamento secreto. A prática, revelada pelo Estadão, consiste na distribuição de recursos de emendas parlamentares em troca de apoio político a Bolsonaro. Essa alternativa no orçamento foi proposta por Lula durante a campanha.

O conselho de participação social atuou por apenas 15 dias e com estrutura diferente daquela adotada pelos grupos de trabalho da transição, que apresentarão, nesta terça-feira (13), os primeiros relatórios com as conclusões de análises sobre o governo Bolsonaro.

– Hoje, na reunião, nos foi assegurado que todos os conselhos de participação da sociedade serão retomados e também as conferências, principal forma de ouvir o povo para transformar isso em política pública – disse Mafort.

*AE

Leia também1 Manifestantes em Brasília eram da esquerda, diz deputado
2 Gabriel Galípolo será secretário-executivo da Fazenda
3 Lula e Tebet não se falam desde a eleição; aliados negam "climão"
4 1ª ordem de Lula a comandantes será "acabar com atos em QGs"
5 Bolsonaro: 'O Brasil confia na atuação de suas Forças Armadas'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.