Lula quer retomar obras da construção da usina de Angra 3
Assunto pode entrar em discussão até o final do ano
Henrique Gimenes - 25/06/2025 19h03 | atualizado em 26/06/2025 10h18
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Sila (PT) pretende retomar as obras da usina nuclear Angra 3. O assunto foi informado pelo ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira (PSD), nesta quarta-feira (25).
De acordo com Silveira, Lula pediu uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para discutir o assunto e solicitou que ela seja realizada até o fim do ano.
– Hoje foi uma reunião que a pauta era específica para avançarmos no fortalecimento da indústria dos biocombustíveis. Mas como o presidente não esquece de nenhum assunto, ele cobrou de mim, do ministro Mauro [Vieira, de Relações Exteriores], da ministra Ester [Dweck, de Gestão e da Inovação], ali no palanque: “Ó, precisamos discutir” – afirmou.
O ministro de Minas e Energia também disse que o Brasil tem urânio em abundância e vai usar essa energia.
– Nós vamos precisar da energia nuclear, em especial no advento dos pequenos reatores nucleares. Então, nós não podemos perder toda essa capacidade do Brasil de ser detentor do combustível, porque tem urânio em abundância, de ser detentor de tecnologia, porque desenvolveu isso e hoje produz parte do combustível de Angra. Nós temos a tecnologia – apontou.
As obras da usina de Angra 3 tiveram início na década de 80. No entanto, elas foram paralisas em 2015. A estimava do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é que o custo para finalizar a obra, que se encontro em 65%, seria de cerca de R$ 23 bilhões.
Leia também1 Erika Hilton recebeu reembolso de R$ 24,7 mil por cirurgia
2 Oposição critica governo Lula por recusar traslado de brasileira
3 Projeto pelo Dia do Zé Pilintra é barrado no interior do Rio
4 Bolsonaro convoca apoiadores para ato na Avenida Paulista
5 "Jornalista flanelinha que odeia o povo de Deus", dispara Malta sobre Cantanhêde