Leia também:
X Troca! Lula tira ex-ministros de Bolsonaro do Conselho de Itaipu

Lula quer que Congresso retire 4 projetos enviados por Bolsonaro

Um dos projetos de lei foi enviado por Sergio Moro, quando era ministro

Pleno.News - 06/04/2023 11h19 | atualizado em 06/04/2023 12h16

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu ao Congresso Nacional a retirada de tramitação de quatro propostas enviadas aos parlamentares pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A solicitação está formalizada em mensagens no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (6).

Lula quer que o Legislativo desista de apreciar o Projeto de Lei nº 6.125, de 2019, que estabelece normas aplicáveis aos militares em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e aos integrantes de órgãos de segurança e da Força Nacional de Segurança Pública, quando em apoio a GLO.

O texto, que dispõe sobre o chamado “excludente de ilicitude”, elaborado ainda quando o ex-juiz Sergio Moro era ministro da Justiça, isenta militares e agentes de segurança de punição durante as operações de GLO.

O governo federal também quer a interrupção do projeto que pretende tirar a obrigação de envio de recursos do pré-sal para o Fundo Social, voltado para áreas como saúde e educação. Esse projeto “autoriza a União a ceder, de forma integral, o direito à sua parcela do excedente em óleo proveniente de contratos de partilha de produção e de acordos de individualização da produção em áreas não contratadas na área do pré-sal ou em áreas estratégicas”.

O pedido de cancelamento de tramitação de Lula também alcança o Projeto de Lei nº 3.227, de 2021, que limita a remoção de conteúdos nas redes sociais da internet, e o projeto de Lei nº 1, de 2023, que institui a Política Nacional de Longo Prazo, trazendo os fundamentos e os objetivos nacionais aplicáveis ao planejamento estratégico de longo prazo da administração pública direta, autárquica e fundacional.

*AE

Leia também1 Lula oficializa aposentadoria de Ricardo Lewandowski do STF
2 Bolsonaro depõe na PF e diz que não tentou reaver as joias
3 Moro pede retomada de PEC que obriga escolha do PGR por lista
4 Dino quer incluir Dallagnol no inquérito das fake news
5 Lula decide aumentar a lista de convidados para viagem à China

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.