Leia também:
X Copa América: Conmebol agradece a Bolsonaro e à CBF

Lula quer julgamento de Moro antes da saída de Marco Aurélio

Votação sobre a suspeição do ex-juiz foi suspensa

Pleno.News - 31/05/2021 15h28 | atualizado em 31/05/2021 16h19

Ministro Marco Aurélio de Melo se aposentará no dia 5 de julho Foto: Felipe Sampaio/STF

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu nesta segunda-feira (31) ao ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que cobre a retomada do julgamento sobre a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro no processo do tríplex do Guarujá.

Embora o plenário já tenha formado maioria para declarar Moro parcial no caso, a votação foi suspensa por um pedido de vista (mais tempo para análise) do decano. Estão pendentes os votos do próprio Marco Aurélio e do presidente do STF, Luiz Fux.

Os advogados do ex-presidente pedem que o julgamento seja concluído antes da aposentadoria de Marco Aurélio, marcada para 5 de julho, por videoconferência ou no plenário virtual.

Um trecho da petição diz que “nestas três décadas em que esse e. Ministro Decano Marco Aurélio tem ostentado sobre os ombros a capa de Ministro do Supremo Tribunal Federal, a observância do direito fundamental à duração razoável do processo sempre foi objeto de sensível preocupação de Sua Excelência”.

No final de abril, uma semana após pedir vista, Marco Aurélio liberou o processo para julgamento, mas o caso ainda não foi pautado por Fux. Os advogados de Lula afirmam que os prazos previstos no regimento interno do tribunal para a retomada da votação foram descumpridos e pedem que o decano envie um ofício ao presidente do STF para agendar a continuidade do julgamento.

“Esse e. Ministro Decano Marco Aurélio, com a percuciência que lhe é característica, participou de todo o julgamento e das discussões atinentes a esse habeas corpus e registrou ter voto pronto sobre a matéria desde 29.04.2021. Essa situação não permite cogitar que o julgamento não seja retomado o mais breve possível – de forma a permitir não apenas que esse e. Ministro Decano Marco Aurélio possa apresentar seu r. voto, como também seja possível prestigiar a prestação jurisdicional tempestiva”, afirmam os advogados de Lula.

Até o momento, sete ministros já votaram para manter de pé o entendimento de que Moro foi parcial ao condenar o ex-presidente – e apenas dois defenderam o arquivamento da discussão, o que poderia livrar Moro da controvérsia e blindar o trabalho do ex-juiz na 13.ª Vara Federal de Curitiba.

A posição do plenário marca uma nova vitória de Lula no STF e impõe uma amarga derrota à Lava Jato.

*Estadão

Leia também1 Homem é preso após tirar foto por baixo de vestido de mulher
2 Mourão ironiza protestos: “Tem aglomeração do bem agora?”
3 Neurocientista Rosana Alves faz alerta: "O isolamento pode ter uma consequência absurda"
4 Copa América: Conmebol agradece a Bolsonaro e à CBF
5 Jair Bolsonaro prevê 1 milhão de motos em 'motociata' em SP

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.