Leia também:
X Deputados acionam CGU contra presidente petista da Petrobras

Lula: Quanto mais tempo passa, mais fica caro aprovar projetos

Petista deu declarações nesta quarta-feira

Pleno.News - 08/02/2023 12h20 | atualizado em 08/02/2023 13h57

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: PR/Ricardo Stuckert

Nesta quarta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou que quanto mais o tempo passa, “mais caro” fica para aprovar projetos no Congresso. A declaração do petista foi dada durante uma reunião do Conselho Político do governo.

Apesar do início do ano legislativo e de ter obtido vitórias, com a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) ao comando da Câmara e a de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à Presidência do Senado, Lula ainda não conseguiu fechar sua base aliada.

Partidos como o União Brasil e o PSD, que têm três ministros no governo cada um, estão rachados e não garantem todos os votos de suas respectivas bancadas para o Planalto, enquanto Lula e a equipe econômica têm pressa para aprovar a reforma tributária e o novo arcabouço fiscal.

Além disso, o Palácio do Planalto articula o apoio do Congresso em outros temas considerados “delicados”, como a medida provisória que retomou o voto de desempate a favor do Ministério da Fazenda nos julgamento do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf) e a que transferiu o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Banco Central para a Fazenda.

– Quando vocês veem o Padilha chegar a uma reunião dessa, com um catatau de folhas como esse, ninguém gosta de receber o Padilha, porque ele vem com uma demanda muito grande no Congresso Nacional. Não tem mais por que a gente não estar resolvendo todas as demandas que estão aparecendo para o Padilha, Jaques Wagner, Randolfe, José Guimarães – declarou Lula.

A fala foi em referência ao ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação política do Planalto com o Congresso, e aos líderes do governo no Legislativo.

*AE

Leia também1 Deputados acionam CGU contra presidente petista da Petrobras
2 Lula cria grupo para reverter liquidação de estatal de chips
3 Deputado pede abertura de CPMI sobre os atos em Brasília
4 Decreto de Lula deixa atletas de tiro sem munição para treinar
5 Deputados distritais pedem pela volta de Ibaneis ao governo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.