Leia também:
X Joaquim Leite critica “líderes” que vão à COP27 de jatinhos

Lula propõe que a realização da COP30 seja na Amazônia

Petista disse que irá pedir ao secretário-geral da ONU

Pleno.News - 16/11/2022 13h11 | atualizado em 16/11/2022 13h30

Luiz Inácio Lula da Silva Foto: EFE/EPA/KHALED ELFIQI

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (16) a intenção de propor à ONU a realização da COP30, a cúpula do clima das Nações Unidas prevista para 2025, na Amazônia brasileira.

– Vamos conversar com o secretário-geral da ONU e vamos pedir a ele que faça uma COP na Amazônia, porque estamos preparados para receber eventos internacionais. Vocês têm que ver por si mesmos- disse Lula.

O petista se expressou durante uma breve passagem no pavilhão do Consórcio Interestadual Amazônia Legal na COP27, realizada na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh, à qual chegou como convidado especial e onde nesta quarta (16) fará um discurso a convite das autoridades locais.

Na opinião de Lula, “os defensores do clima precisam saber o que é essa região para discutir a Amazônia a partir de uma realidade concreta e não de livros”.

Lula ratificou sua ideia de criar um Ministério dos Povos Originários que dê mais atenção às comunidades indígenas, responsáveis ​​em grande parte pelo “extraordinário ecossistema que é a Amazônia”.

– A Amazônia tem um significado para a Terra. O Brasil vai mudar de vez, vamos trazer a democracia de volta ao país e o diálogo será permanente – pontuou.

Nesse sentido, declarou que “o Brasil tem uma cultura extraordinária, mistura de negros, índios, europeus” e “não pode ser um país isolado como tem sido nos últimos quatro anos”.

O governador do Pará Helder Barbalho (MDB), que também está no Egito, foi quem solicitou a Lula que atue para o país sediar uma COP.

– Peço que o senhor peça que a Amazônia brasileira seja sede da COP30 em 2025 – afirmou.

– Pode estar certo que vou falar com o secretariado da COP pra fazer a COP no Brasil, na Amazônia – respondeu Lula minutos depois.

*EFE

Leia também1 Joaquim Leite critica “líderes" que vão à COP27 de jatinhos
2 Alckmin anuncia Aziz, Manuela d'Ávila e Janones na transição
3 Deputado Filipe Barros: "Somos 58 milhões de manés no Brasil"
4 Mourão nega que vá passar a faixa a Lula: 'Não sou presidente'
5 PL diz que auditoria eleitoral da sigla ainda não foi concluída

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.