Leia também:
X Pacheco assume a Presidência da República nesta sexta-feira

Lula promete que criará mais ministérios caso seja eleito

Ex-presidente falou em criar pastas para Igualdade Racial, Direitos Humanos e também para os Povos Indígenas

Thamirys Andrade - 06/05/2022 10h12 | atualizado em 06/05/2022 10h48

Ex-presidente Lula Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação PT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se comprometeu, nesta quinta-feira (6), a criar mais ministérios caso vença as eleições presidenciais deste ano. O petista repudiou a ideia de que o Estado precisa ser “fraco”.

– Aqui no Brasil criaram a ideia de que o Estado tem que ser fraco, que o Estado não pode ser forte. Tem que acabar com ministério. Eles podem saber que eu vou criar os ministérios da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e agora dos Povos Indígenas – assinalou.

A declaração ocorreu durante sua aula magna no Teatro de Arena da Unicamp, organizada por entidades estudantis e de servidores da Universidade. O evento não teve respaldo da reitoria da instituição e foi alvo de repúdio por parte do Conselho do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas em razão de seu caráter político.

Essa não é a primeira vez que Lula fala em criar um ministério exclusivo para a causa indígena. Em visita ao acampamento Terra Livre, no Eixo Monumental em Brasília, no mês passado, Lula disse que “ninguém vai fazer qualquer coisa em terra indígena sem que haja a concessão, decisão e concordância”.

– Eu quero que vocês saibam: não sei quem, mas se preparem porque alguém vai ter que assumir o ministério e não será um branco como eu ou uma galega como a Gleisi [Hoffmann, presidente do PT], terá que ser um índio ou uma índia, terá que ser alguém para poder dirigir da mesma forma que fizemos o Ministério da Igualdade Racial – afirmou, segundo informações da CNN.

Na ocasião, ele minimizou a preocupação de seus opositores com os gastos públicos que muitos ministérios podem causar. Segundo Lula, “o que eles não querem é que a sociedade esteja participando ativamente”.

Leia também1 Pacheco assume a Presidência da República nesta sexta-feira
2 Bolsonaro reforça que não houve recado da CIA: "Fake News"
3 Ministros do STF estariam insatisfeitos com Moraes, diz jornal
4 Após fala de Bolsonaro, TSE diz que siglas podem fazer auditoria
5 STF: Nunes Marques pede vista e 'trava' ação sobre prisão de Allan dos Santos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.