Leia também:
X STJ nega pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula

Lula pode ser o 6º presidente do Brasil a ser preso. Veja lista!

No entanto, petista é o primeiro ex-chefe de Estado a ser condenado por crime comum

Gabriela Doria - 06/04/2018 16h43 | atualizado em 07/04/2018 02h05

Com a prisão decretada pelo juiz Sérgio Moro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entra para o restrito rol de presidentes que foram condenados à prisão. Além do petista, há mais cinco ex-chefes de Estado que passaram por presídios brasileiros. Confira!

1. Hermes da Fonseca (1922)
Hermes da Fonseca governou o Brasil entre os anos de 1910 e 1914. No entanto, ele foi preso em 1922, quando já não era mais presidente. Sua prisão foi ordenada pelo então presidente Epitácio Pessoa, que foi alvo de críticas de Fonseca por intervir na eleição para o governo de Pernambuco. Hermes da Fonseca ficou sob custódia de junho de 1922 a janeiro de 1923. Ele morreu após ser solto.

2. Washington Luís (1930)
Este foi o primeiro presidente a ser preso enquanto ainda exercia o mandato. Deposto por militares em 1930, Washington Luis ficou detido por 27 dias no Forte de Copacabana. Depois de negociar a própria libertação, ele se exilou por 17 anos na Europa. O ex-presidente morreu em 1957, aos 87 anos, em decorrência de uma forte gripe.

3. Arthur Bernardes (1932)
A favor do Constitucionalismo, Arthur Bernardes liderou o país entre os anos de 1922 e 1926. No entanto, ele foi preso apenas em 1932, acusado de organizar um levante em Minas Gerais em apoio à Revolução Constitucionalista. Ele foi trazido de Minas Gerais para o Rio de Janeiro, onde ficou até dezembro do mesmo ano. Liberto, ele se exilou em Portugal.

4. Café Filho (1955)
João Fernandes Café Filho assumiu a presidência do Brasil após o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954. No entanto, ele logo seria hospitalizado por causa de um infarto. O curto mandato duraria somente até dezembro, pois Juscelino Kubitschek já tinha sido eleito para o cargo. Com Café Filho doente, Eduardo Gomes, que perdeu o pleito para Juscelino, orquestrou um golpe em conjunto com Carlos Luz, então presidente da Câmara dos Deputados. Luz ficou á frente do país por apenas 8 dias, quando foi deposto pelos militares, sob o comando do marechal Henrique Teixeira Lott.
Café Filho só ficou ciente do golpe e do contragolpe quando teve alta do hospital, em 21 de novembro de 1954. Ele foi mantido em cárcere pelos militares dentro de sua própria casa, por 10 semanas e 2 dias.

5. Juscelino Kubitschek (1968)
Kubitschek foi preso durante a ditadura militar, em 1968, após o endurecimento do regime. Ele ficou preso de 13 de dezembro a 22 de dezembro, em um quartel em Niterói. JK foi detido por participar de um movimento que contestava a ditadura militar. Ele ainda ficaria em prisão domiciliar por mais um mês, depois que a Frente Ampla contra a ditadura foi dissolvida. Ele terminou a vida como empresário.

6. Luiz Inácio Lula da Silva (2018)
Embora seja o sexto presidente a ter a prisão decretada, esta é a primeira vez que um ex-chefe de Estado responde por um crime comum. Recentemente, Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso que ficou conhecido como “tríplex do Guarujá”. Apesar disso, esta não é a primeira vez que Lula ficará encarcerado. Durante a ditadura militar, em 1980, Lula passou 31 dias na cadeia, por liderar uma greve de trabalhadores no ABC Paulista.

Leia também1 STJ nega pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula
2 'Provem e irei a pé' e outras frases marcantes de Lula
3 A favor de Lula, militantes promovem caos pelo país

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.