Leia também:
X Ataques de escorpiões em SP crescem 22%; entenda o motivo

Lula pode ser investigado por compra de móveis sem licitação

Deputados da oposição pediram ao TCU e CGU que investiguem a situação

Leiliane Lopes - 09/02/2023 15h11 | atualizado em 09/02/2023 16h28

Lula Foto: Ricardo Stuckert

A Presidência da República comprou, sem licitação, 11 móveis para o presidente Lula no valor de R$ 379,8 mil. Agora, parlamentares da oposição estão acionando os órgãos competentes para que haja uma investigação sobre o assunto.

O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) pediu, nesta quinta-feira (9), que a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) investiguem o caso.

– Nosso grupo de oposição solicitou ontem junto à CGU e ao TCU informações sobre o porquê Lula gastou quase R$ 400 mil para comprar 11 móveis de luxo sem licitação e sem transparência, enquanto o povo sofre com fome, desemprego, inflação alta e endividamento – escreveu Dallagnol.

Além dele, assinam o pedido os deputados Marcel van Hattem (Novo-RS), Kim Kataguiri (União Brasil-SP), Gilson Marques (Novo-SC), Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), Adriana Ventura (Novo-SP), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), Maurício Marcon (Podemos-RS) e Pedro Aihara (Patriota-MG).

Juntos, eles querem saber se os móveis foram adquiridos para o Palácio do Planalto ou para o Palácio da Alvorada ou outra residência oficial da Presidência da República. A falta de licitação sugere uma situação emergencial ou comprometedora, mas por se tratar de móveis, esta pode não ser a situação.

– É no mínimo contraditório que o governo federal argumente, perante a sociedade brasileira, a necessidade de violar regras fiscais que irão impactar as contas públicas por vários anos enquanto gasta milhares de reais com alguns poucos bens de luxo para uso pessoal da Presidência da República – diz Dallagnol.

Para ele, a compra dos móveis pode ser interpretada pelos crimes contra a licitação ou mesmo a prática de improbidade administrativa.

Leia também1 EUA: Morre Burt Bacharach, compositor de sucessos inesquecíveis
2 Líder do PT diz que quem xingar Lula irá ao Conselho de Ética
3 Petrobras abre concurso para o total de 1,1 mil vagas técnicas
4 Diretoria da USP emite nota sobre volta de Janaína Paschoal
5 Ex de Alves diz que colocaria mão e corpo no fogo por ele

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.