Leia também:
X “A harmonia dos Poderes está perdida”, diz Marcel van Hattem

Lula pleiteia poder de decisão na Fazenda: “Quem ganhou foi eu”

Mesmo com autonomia, questões do ministério terão palavra final do petista, segundo ele

Pleno.News - 03/12/2022 10h12 | atualizado em 05/12/2022 18h20

Luiz Inácio Lula da Silva durante Entrevista no CCBB. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta sexta (2), que o futuro ministro da Fazenda vai ser a “cara do sucesso do 1º mandato” em que governou o país (2003-2006). No entanto, o petista avisou que será dele a palavra final sobre as decisões da política econômica.

– O ministério tem autonomia, tem um monte de coisa, mas quem ganhou a eleição fui eu. Quero ter inserção nas decisões de economia neste país. Sei o que é bom para o povo, sei o que é bom para o mercado – afirmou.

Lula vem sendo cobrado para anunciar logo o nome do novo ministro da Fazenda em meio à negociação para aprovar a PEC da Transição, que prevê R$ 198 bilhões fora do teto de gastos. Questionado, não respondeu se o escolhido para o posto será o ex-prefeito Fernando Haddad – até agora, o nome mais cotado.

Apesar da pressão de setores da política e do mercado financeiro pela indicação de nomes para ocupar os ministérios, Lula disse que só começará a fazer as nomeações após a diplomação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcada para o dia 12 deste mês.

Sobre a PEC, afirmou que espera “sensibilidade” do Congresso Nacional para a aprovação do texto. O petista defendeu ainda que não sejam incluídas nas negociações as emendas do orçamento secreto.

– O Brasil precisa dessa PEC. O atual governo é que deveria estar fazendo. Para mim, parece que ele [Bolsonaro] quer deixar este país a zero para a gente governar. Espero que o Congresso, a Câmara e Senado, tenha sensibilidade para negociar – disse.

*AE

Leia também1 Lula janta com aliados e "revela" ministros da Justiça e da Defesa
2 Lula quer que Congresso tenha “sensibilidade” para aprovar PEC
3 Marina "se esquiva" de pergunta sobre ser ministra de Lula
4 Lula é aconselhado a mudar-se para o Alvorada só em fevereiro
5 Lula visita Sarney, em Brasília: "Somos velhos amigos"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.