Leia também:
X Xi Jinping, presidente da China, deseja melhoras a Lula

Lula passa o domingo no Palácio da Alvorada, sem receber visitas

Petista está com pneumonia e influenza A

Pleno.News - 26/03/2023 17h41 | atualizado em 27/03/2023 11h55

Lula Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, passa este domingo (26), no Palácio da Alvorada, sem receber visitas. Com pneumonia e influenza A, o petista cancelou a viagem que faria à China a partir deste fim de semana e se recupera da doença por recomendação médica.

O cardiologista Roberto Kalil, médico de Lula, disse que o quadro de saúde do mandatário é bom e que ele teria condições de fazer qualquer viagem em um prazo de 15 dias a um mês.

– O estado geral é bom e ele deve retornar às atividades dele durante a semana. Ele volta à vida normal dele, claro, com uma precaução inicial depois de um quadro de pneumonia, nos próximos dias. Se você me perguntar, daqui a um mês ou daqui a 15 dias teria condição, evidentemente, de fazer qualquer viagem – disse Kalil, em entrevista à CNN Brasil.

O governo gostaria de remarcar a viagem à China “o quanto antes” por causa da importância do país asiático para a economia doméstica e da aproximação que Lula quer ter com o presidente chinês, Xi Jinping, por causa de questões geopolíticas, como a guerra na Ucrânia.

Além disso, Lula quer participar da posse de sua antecessora Dilma Rousseff como a nova presidente do Banco dos Brics, que tem sede em Xangai.

Com o cancelamento da comitiva presidencial, a ex-presidente da República seguirá para a China sozinha, na segunda-feira (27), como apurou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), mas a solenidade de sua posse aguardará a presença de Lula.

No sábado (25), Lula recebeu, no início da noite, no Palácio da Alvorada a visita do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que afirmou que, na próxima semana, o chefe do Executivo deve focar em agendas internas em Brasília.

De acordo com o ministro, a permanência do presidente no país permite que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se dedique, junto com Lula, à formulação da proposta do arcabouço fiscal.

O ministro Padilha foi a única visita, além da médica da Presidência da República, Ana Helena Germoglio.

Como médico, Padilha disse não recomendar que o presidente vá presencialmente à Marcha dos Municípios, nesta semana, em Brasília. O ministro disse que analisará se é possível Lula receber uma comitiva, de acordo com a recuperação.

*AE

Leia também1 Xi Jinping, presidente da China, deseja melhoras a Lula
2 'Lula vai focar em agendas internas em Brasília', diz Padilha
3 Gleisi ataca Moro após revelação do email do PCC: "Falso"
4 Dilma viaja à China e assume presidência do banco dos Brics
5 Estadão pede a inelegibilidade de Jair Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.