Leia também:
X Jean Wyllys diz querer voltar ao Brasil e que pode ajudar Lula

Lula oficializa indicações de novos chefes da Abin e da Anac

Nomes foram encaminhados para o Senado

Pleno.News - 03/03/2023 09h53 | atualizado em 03/03/2023 12h22

Lula Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o ex-diretor-geral da Polícia Federal (PF) Luiz Fernando Corrêa para exercer o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Nesta quinta-feira (2), por decreto, Lula transferiu a Abin para a Casa Civil, pasta diretamente ligada à Presidência da República e liderada por Rui Custa, um dos ministros mais próximos do chefe do Executivo.

Antes, o órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência estava sob comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), único ministério comandado por um militar na Esplanada, o general Gonçalves Dias.

O remanejamento do órgão faz parte da estratégia do governo de desmilitarizar a Abin, após o fracasso no monitoramento dos ataques golpistas de 8 de janeiro em Brasília.

A mensagem que encaminha o nome de Luiz Fernando Corrêa para a apreciação do Senado está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (3).

Considerado homem de confiança do presidente Lula, Corrêa precisará passar por sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado e ter seu nome aprovado no colegiado e no plenário da Casa para, então, poder ser nomeado para o cargo. Corrêa já foi secretário nacional de Segurança Pública no primeiro mandato de Lula, diretor-geral da PF no início do primeiro mandato de Dilma Rousseff e também atuou na segurança das Olimpíadas no Brasil, entre 2011 e 2016.

Na edição do DOU desta sexta, Lula também enviou para deliberação do Senado duas indicações para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac): Tiago Sousa Pereira foi indicado para o cargo de diretor-presidente da Agência, na vaga decorrente da renúncia de Juliano Alcântara Noman; e Mariana Olivieri Caixeta Altoé, para cargo de diretora, em virtude da indicação de Tiago Pereira para a presidência do órgão.

*AE

Leia também1 Jean Wyllys diz querer voltar ao Brasil e que pode ajudar Lula
2 BC libera compra pelo WhatsApp com cartões Mastercard e Visa
3 Dinheiro esquecido: Maioria tem menos de R$ 10. Saiba seu valor!
4 Defesa pede salvo-conduto para Torres não depor em CPI
5 Anvisa aprova vacina japonesa contra a dengue, a Qdenga

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.