Leia também:
X PT é o partido que mais recebeu emendas até maio de 2023

Lula nomeia ex-deputado que era apoiador de Jair Bolsonaro

Heitor Freire, indicado por Luciano Bivar, se diz "arrependido de decisões passadas"

Pleno.News - 12/05/2023 12h25 | atualizado em 12/05/2023 13h59

Luiz Inácio Lula da Silva Foto: EFE/André Borges

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou nesta quinta-feira (11), o ex-deputado Heitor Freire (União Brasil-CE) para ocupar a diretoria de Gestão de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional com foco no Nordeste. Freire era apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Freire vai atuar na sede do órgão, no Recife (PE), e, segundo o Portal da Transparência, terá salário de R$ 13.623,39. Cabe à diretoria de Gestão de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos analisar a destinação de verbas dos programas do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), focada no desenvolvimento econômico e social do Nordeste.

No início do governo passado, o ex-deputado ganhou destaque como um fiel apoiador de Jair Bolsonaro. Freire chegou a protocolar um requerimento pedindo a criação da “Secretaria Especial de Desesquerdização da Administração Pública”.

Ao Estadão, o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, confirmou que a nomeação, revelada pelo portal UOL, foi realizada a seu pedido.

– O União Brasil pediu a indicação de Heitor Freire. Temos muitas pessoas arrependidas do passado e que ficaram no meio do caminho. Nunca é tarde para recuperar o tempo perdido – disse.

Segundo ele, a sigla também indicou outro nome “de caráter técnico” para a Sudene, José Lindoso.

Heitor Freire era apoiador de Bolsonaro Foto: Reprodução/Redes Sociais

“ARREPENDIDO”
Em nota, Freire declarou estar “arrependido” de decisões do passado.

– Eu reconheço que fui dessa ala radical e, se pudesse voltar atrás, voltaria sim, mas a gente não pode. Só pode ficar a lição, o aprendizado – afirmou.

-Naquele momento, muitos deputados do PSL foram enganados por um discurso. Quando percebemos que o discurso era diametralmente oposto ao que se pretendia fazer, nós nos afastamos do governo. E o Heitor Freire foi um desses – disse Bivar.

Freire foi eleito deputado federal do Ceará pelo PSL nas eleições de 2018, com 97.200 votos, na onda da popularidade de Bolsonaro. No decorrer do mandato, porém, o parlamentar teve diversos embates com o então presidente da República, até romper a aliança. Freire permaneceu no PSL durante a fusão com o DEM e passou a integrar o União Brasil.

Quando aliado de Bolsonaro, Freire protocolou um requerimento sugerindo ao presidente da República criar a “Secretaria Especial de Desesquerdização da Administração Pública”. O texto detalhava que a secretaria seria “destinada a realizar um amplo controle, fiscalização, identificação, mapeamento, monitoramento, com consequente sugestão de exoneração por decisão do presidente da República”

Integrantes do órgão teriam a função de indicar possíveis nomes potenciais a demissão por reproduzir ideias da esquerda.

*AE

Leia também1 Arthur Lira diz que direita é favorita ao Planalto em 2026
2 Parlamentares comemoram a liberação de Anderson Torres
3 Choquei comete fake news para elogiar governo Lula
4 Lula libera R$ 3,8 bilhões para a Lei Paulo Gustavo
5 TSE multa parlamentares do PL por criticarem Lula nas eleições

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.