Leia também:
X Fux pede para fazer revisão em voto no julgamento de Bolsonaro

Lula nomeia Boulos como novo ministro da Secretaria-Geral

Psolista substitui Márcio Macêdo na chefia da pasta

Paulo Moura - 20/10/2025 20h17 | atualizado em 21/10/2025 12h19

Lula ao lado de Boulos e Márcio Macêdo Foto: PR/Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (20) o nome do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para comandar a Secretaria-Geral da Presidência da República. A decisão foi oficializada após uma reunião no Palácio do Planalto que durou cerca de uma hora e meia. Boulos assume o posto que vinha sendo ocupado por Márcio Macêdo desde o início do terceiro mandato de Lula.

A entrada do líder do PSOL no primeiro escalão reforça o espaço da legenda no governo e é vista como um gesto político de reaproximação com movimentos sociais, especialmente em um momento de reorganização da base social do Planalto com foco nas eleições de 2026.

Formado em Filosofia e mestre em Psiquiatria, Boulos construiu sua trajetória na política com a participação no Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). O psolista já foi candidato à Presidência da República em 2018 e à Prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024.

Macêdo, que deixa o cargo após 34 meses na terceira gestão de Lula, coordenou a tesouraria da campanha presidencial do petista em 2022, foi vice-presidente do PT e participou das caravanas de apoio a Lula durante o período em que o presidente esteve preso.

Leia também1 Fux pede para fazer revisão em voto no julgamento de Bolsonaro
2 Encontro de Lula e Donald Trump deve acontecer na Malásia
3 Poze diz que ser "fenomenal" fez seu carro roubado ser devolvido
4 João Augusto Liberato, filho de Gugu, ganha quadro na Record
5 Fortaleza: Praia de Iracema reúne 750 mil pessoas em evento gospel

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.