Lula não recebe sete ministros há mais de 100 dias
Os ministros mais recebidos pelo petista são Haddad, Rui Costa e Padilha
Pleno.News - 08/03/2025 15h18 | atualizado em 08/03/2025 20h28

Sete dos 38 ministros de Lula (PT) não foram recebidos por ele há mais de 100 dias, segundo um levantamento feito pelo site Poder360, que contabilizou as reuniões registradas na agenda oficial, sem contar as reuniões ministeriais.
Usando dados de 1º de janeiro de 2023 a 7 de março de 2025, o site comprovou que, de fato, há uma falta de contato entre o petista e os chefes de órgãos do primeiro escalão do governo. Alguns chegam a culpar a primeira-dama, Janja da Silva, por este isolamento do presidente.
Os ministros que estão há mais tempo sem um encontro com Lula são General Amaro, do GSI; Margareth Menezes, da Cultura; Celso Sabino, do Turismo; André Fufuca, do Esporte; Cida Gonçalves, das Mulheres; Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas; André de Paula, da Pesca; Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia; Anielle Franco, da Igualdade Racial; e Márcio França, do Empreendedorismo.
De todos eles, o líder do GSI é o que está há mais tempo sem reunião com Lula, o último encontro deles aconteceu em 15 de abril de 2024. Outros ministros estão há mais de 150 dias sem se encontrarem com o presidente.
Por outro lado, há alguns ministros que se encontraram frequentemente com Lula, sendo eles Fernando Haddad, da Fazenda; Rui Costa, da Casa Civil; e Alexandre Padilha, antes ministro das Relações Institucionais e agora ministro da Saúde.
O novo ministro da Comunicação, Sidônio Palmeira, já teve 23 encontros com Lula em 2025. As visitas fazem parte do plano para reverter a queda de popularidade do presidente. O líder da Secom sempre é o primeiro a estar na agenda do petista, sempre pelas manhãs.
Leia também1 Glória Perez presta homenagem à bravura de Heley de Abreu
2 Conservadores farão ato pró-Bolsonaro na Flórida no dia 16
3 Lula indica advogada de Gleisi para o Superior Tribunal Militar
4 Kim apresenta PL para proibir prostitutas em vias públicas
5 Deputado quer vetar símbolos cristãos em paradas LGBT