Lula não irá votar na eleição para comando do PT; veja motivo
Presidência do partido deverá ser definida no próximo domingo
Monique Mello - 01/07/2025 11h32 | atualizado em 01/07/2025 13h09

A eleição interna para escolha da nova presidência do Partido dos Trabalhadores (PT), marcada para o próximo domingo, 6 de julho, não contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O petista decidiu abrir mão de votar em decorrência da Cúpula do Brics, que acontecerá no Rio de Janeiro no domingo e segunda-feira (7). As informações são de Igor Gadelha, do Metrópoles.
Ainda de acordo com o colunista, lideranças do PT consideram que a ausência de Lula será positiva, uma vez que o petista não precisará se “indispor” com os candidatos.
O ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, é o nome defendido por Lula para assumir a presidência do PT, mesmo que de forma “velada”. No entanto, sua candidatura enfrenta resistências dentro da legenda. Integrantes históricos do partido, como José Genoino e Maria do Rosário, expressam preocupação com a possibilidade de Edinho conduzir o partido a uma posição mais ao centro no espectro político.
Os demais candidatos são Valter Pomar (Articulação de Esquerda), Romênio Pereira (Movimento PT) e Rui Falcão (Novo Rumo).
Gleisi Hoffmann, deixou a presidência do partido em março deste ano para assumir a Secretaria de Relações Institucionais. O senador Humberto Costa (PE) é presidente interino do partido desde então.
Caso haja necessidade de um segundo turno, este será realizado em 20 de julho.
Leia também1 ONG ligada a sindicato recebe R$ 19 milhões do governo Lula
2 Pesquisa: 33,2% acham picanha muito mais cara com Lula
3 Lula diz que Bolsa Família não é solução para a vida inteira
4 Alexandre de Moraes será relator de ação contra derrubada do IOF
5 Janja viajou em voo da FAB para ir à ginecologista em São Paulo