Leia também:
X Vice-líder de Tarcísio quer que Dino explique retorno de policial

Lula não entendeu importância dos evangélicos, diz deputado

Presidente recusou convite para participar da Marcha para Jesus na capital paulista

Pleno.News - 07/06/2023 21h38 | atualizado em 07/06/2023 22h25

Lula Foto: Ricardo Stuckert/PR

O coordenador da bancada evangélica na Câmara dos Deputados, Eli Borges (PL-TO), criticou a recusa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de ir à Marcha para Jesus, que será realizada na capital paulista nesta quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi.

– O presidente ainda não compreendeu a importância do povo evangélico no Brasil – disse o deputado nesta quarta (7).

Convidado pela organização da Marcha, Lula enviou uma carta agradecendo o “honroso convite” e relembrando feitos das suas primeiras gestões, quando, em 2009, aprovou uma lei que institui o Dia Nacional da Marcha para Jesus.

O presidente disse que retransmitiu o convite para a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) e o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias. A carta diz que os dois “ficarão honrados” em representar o chefe do Executivo na Marcha. A assessoria de Benedita confirmou, na noite desta quarta, a presença da parlamentar na passeata.

Eli Borges Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

– Pela importância do evento, o sentimento é de que ele [Lula] precisa rediscutir o conceito do povo evangélico – afirmou Borges.

Apesar dos acenos feitos na campanha eleitoral de 2022, durante a gestão o presidente não tem empreendido esforços para se aproximar desse segmento religioso. De acordo com o Datafolha, em julho do ano passado os evangélicos eram 26% da população e, em abril deste ano, o grupo era responsável por 39% da rejeição ao petista.

Na carta dirigida ao apóstolo Estevam Hernandes, Lula disse:

– Sempre admirei e respeitei a Marcha para Jesus, que considero uma das mais extraordinárias expressões de fé de nosso povo.

O presidente, no entanto, nunca foi à Marcha, que ocorre em São Paulo desde 1993. Questionado por meio da assessoria sobre as declarações de Borges, o presidente reiterou os termos da carta enviada à organização do evento.

A passeata costuma receber políticos conservadores e mais à direita, como Jair Bolsonaro (PL), presença constante nas edições do evento de norte a sul do país. O advogado e assessor pessoal do ex-presidente, Fabio Wajngarten, disse nesta quarta que Bolsonaro não deve ir ao evento neste ano. Em 2022, Bolsonaro esteve nos evento de Rio, São Paulo, Manaus, Curitiba, Balneário Camboriú, Cuiabá e Uberlândia.

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

TARCÍSIO CONFIRMA PRESENÇA NA MARCHA
No dia 9 de maio, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recebeu das mãos do apóstolo Hernandes um convite para ir à Marcha para Jesus. O gesto foi recebido com orações no Palácio dos Bandeirantes. Nesta quarta, a assessoria de Tarcísio confirmou que a presença dele no evento está prevista para a parte da tarde.

Outro nome que deve comparecer à passeata é o senador astronauta Marcos Pontes (PL-SP), na parte da manhã, no local de encontro para saída da Marcha, na Estação da Luz, centro da capital paulista. O ex-ministro de Jair Bolsonaro é um dos pré-candidatos para disputar a Prefeitura de São Paulo em 2024, com o apoio do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.

O movimento é feito de forma alinhada ao ex-presidente, que tem se aproximado de Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito, que deve tentar a reeleição. A aposta do partido é que, caso o vice de Bruno Covas não aceite se candidatar pelo Partido Liberal, Pontes seja o candidato do PL na cidade.

Apesar da visibilidade que a Marcha proporciona para políticos conservadores, o atual prefeito de São Paulo não deve comparecer ao evento. De acordo com a assessoria, Nunes tem uma viagem marcada para o feriado de Corpus Christi.

*Com informações AE

Leia também1 Apoio: Zanin fala sobre aborto com parlamentares evangélicos
2 Lula revela a senadores quando deve passar por cirurgia
3 Ucrânia critica silêncio do Brasil sobre explosão em barragem
4 PT pede a ministério concessão para ter canais de rádio e TV
5 Artistas que votaram em Lula dizem que "acabou o clima"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.