Leia também:
X “Vamos para cima”, diz Nikolas sobre CPMI do 8 de janeiro

Lula manda retirar grades que cercavam o Planalto desde 2013

Em solenidades e desfiles, as grades móveis poderão ser recolocadas temporariamente

Pleno.News - 10/05/2023 15h34 | atualizado em 10/05/2023 16h34

Presidência retira grades do Palácio do Planalto Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Presidência da República retirou, nesta quarta-feira (10), em Brasília, as grades de proteção do Palácio do Planalto. Os equipamentos cercavam o local pelo menos desde 2013, quando milhares de brasileiros foram às ruas em várias cidades do país.

De acordo com o ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência, Paulo Pimenta, em ocasiões específicas, como solenidades e desfiles, as grades móveis poderão ser recolocadas temporariamente.

Em discurso recente, o presidente Lula manifestou seu descontentamento com as grades e barreiras de segurança também do Palácio da Alvorada, sua residência oficial, e disse que é preciso fazer o Brasil voltar a “ser civilizado”.

Ao mesmo tempo, como noticiamos nesta terça-feira (9), para reforçar a segurança na Esplanada dos Ministérios e nos Palácios da Alvorada e do Planalto, o governo federal autorizou um pregão para a aquisição de 62 mil grades de proteção.

Serão 124 quilômetros de alambrados que serão instalados para proteger os prédios onde estão instalados os ministérios, a residência oficial do presidente e a sede do governo federal.

O esquema reforçado ainda deve afetar o Palácio do Jaburu, a residência oficial do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB). Outras áreas também devem ser afetadas pela decisão tomada após os atos de 8 de janeiro.

– A previsão de realização de eventos em Brasília, em decorrência de visitas de chefes de Estado e/ou de governo, atividades políticas ou em decorrências de prováveis manifestações implicam na necessidade de emprego de alambrados disciplinadores, visando elevar a capacidade de segurança a ser proporcionada, em todos os níveis e para todas as autoridades que se necessite proteger – diz a justificativa do edital de contratação.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também1 62 mil grades de proteção serão instaladas em Brasília
2 Deputado Coronel Chrisóstomo chama Dino de “sobrepeso”
3 TCU investigará se Haddad fez "pedalada fiscal" no INSS
4 Após criticar PL, Telegram posta mensagem redigida por Moraes
5 Moraes exige novos relatórios da Abin e PM do Distrito Federal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.