Leia também:
X Haddad confirma reoneração do diesel para baratear veículos

Lula evita jornalistas com grupos de militares e cercadinho

Acesso ao presidente é menos restritivo para apoiadores que para imprensa

Pleno.News - 06/06/2023 15h37 | atualizado em 06/06/2023 18h57

Lula Foto: EFE/EPA/ANTONIO PEDRO SANTOS

O jornalista Weslley Galzo, do Estadão, queixou-se nesta segunda-feira (5) de que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem tomado medidas para se “blindar” da imprensa, afastando-a por meio de “cercadinho” e de batalhão de militares do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

O comunicador afirma que o presidente utiliza a estrutura do Palácio do Planalto para “repelir” perguntas de jornalistas em eventos oficiais.

– Nas cerimônias realizadas na sede da Presidência, os profissionais da imprensa ficam reunidos em espaço delimitado pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), cujo acesso às autoridades fica impossibilitado até mesmo após o encerramento das reuniões. Além disso, a chegada e a saída de Lula é [sic] rigidamente acompanhada por um grupo de ao menos dez agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e da Polícia Federal (PF) – declarou Galzo.

O jornalista afirma que as medidas são muito mais restritivas para profissionais da imprensa que para apoiadores do chefe do Executivo. Galzo lembra que no início de seu governo, Lula garantiu que acabaria com os chamados “cercadinhos” do Palácio da Alvorada no governo Jair Bolsonaro (PL), mas que, na prática, o petista os manteve.

– Os profissionais de imprensa ficam sob o cerco de seguranças que vigiam todas as passagens para impedir que repórteres se infiltrem na multidão. O acesso de jornalistas ao Palácio passa por rigoroso processo de inspeção de documentos pela Secom e ainda conta com o controle das credenciais emitidas pelo GSI – disse.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pleno.News (@plenonews)

Leia também1 Morte de Pedrinho matador pode ter relação com o PCC, diz polícia
2 Joana Sanz relata visitas a Alves na prisão: "Não pude insultá-lo"
3 Lira indicou R$ 33 milhões do orçamento secreto a esquema
4 Sidney Magal recebe alta médica após sangramento no cérebro
5 Presidente da CPMI nega pedido de petista de barrar Fernandes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.