Leia também:
X Lira aconselhou Bolsonaro a preservar amizade com Tarcísio

Lula liga para Lira e agradece pela aprovação da reforma

Petista também elogiou o discurso feito por Lira durante a sessão

Thamirys Andrade - 07/07/2023 13h26 | atualizado em 07/07/2023 13h58

Arthur Lira e Lula durante encontro de presidentes da América do Sul Foto: PR/Ricardo Stuckert

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ligou para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para agradecer pela aprovação da reforma tributária, segundo relatou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nesta sexta-feira (7). Durante a conversa, o petista também teria elogiado o discurso feito por Lira durante a sessão.

– O presidente Lula fez questão de fazer uma ligação de manhã cedo, fazer um agradecimento institucional ao presidente da Câmara pelo momento histórico que a Câmara dos Deputados viveu nessa virada. O presidente Lula fez questão, inclusive, de elogiar o discurso feito por Arthur Lira, que mostra um momento de grandeza da Câmara dos Deputados – declarou o ministro.

Na sequência, Padilha descreveu o relatório como “histórico” e celebrou a “votação muito expressiva” com que o texto foi recebido.

– A expectativa nossa é que, indo para o segundo semestre no Senado, que a gente possa ter a votação o mais rápido possível com a contribuição também muito efetiva do Senado. Nós temos tudo para construir um grande avanço tributário no país – acrescentou.

Em coletiva com jornalistas, Lira confirmou a conversa com Lula e informou também ter sido contatado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

– O presidente Lula ligou hoje de manhã e o ministro Haddad ligou ontem. A ligação faltou para parabenizar e saber do ambiente. O clima é de tranquilidade – disse.

CONVERSA DE LIRA COM BOLSONARO
Os telefonemas de Lira com figuras políticas em torno da proposta também abrangeram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Lira relatou a jornalistas que ligou para o ex-chefe do Executivo a fim de defender a necessidade da reforma e aconselhá-lo a manter amizade com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), após o gestor ter declarado apoio ao texto.

– Eu liguei para ele [Bolsonaro], sem fazer juízo de valor ou pedindo posicionamento, falei que essa reforma nasceu no governo dele, foi tocada dentro do Congresso Nacional, e que essa reforma era do Brasil. Falei a ele que o governador Tarcísio foi muito correto com o tratamento da PEC e que é um amigo que precisa, acima de tudo, ser preservado – relatou Lira.

Leia também1 Lira aconselhou Bolsonaro a preservar amizade com Tarcísio
2 Governo anuncia fim de programa para carros populares
3 Com reforma aprovada, Centrão exige três ministérios de Lula
4 Ida de Zema para o PL é quase "certa", dizem líderes da sigla
5 Justiça condena doleiro "Babá", ligado ao PCC e ao tráfico

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.