Lula lança ‘aula de democracia’ com Alberto Fernández e Mujica
O petista está de olho em futuras alianças políticas
Monique Mello - 14/12/2021 17h25 | atualizado em 14/12/2021 18h08

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou uma aula sobre democracia no último domingo (12). Trata-se de uma parceria entre o petista, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, e o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica.
Em sua conta no Twitter, Lula publicou um vídeo gravado na Casa Rosada, a sede presidencial da Argentina, em Buenos Aires. Na gravação, o ex-presidente brasileiro afirma que a democracia é a “melhor e mais importante forma de governo”, pois permite a pluralidade, a divergência e a diversidade.
Fernández, por sua vez, destaca que “a democracia é a melhor maneira que temos na sociedade para poder conviver”, reforçando que “uma democracia sem justiça e sem igualdade, não é democracia”.
Já Mujica afirmou que, “até agora, o humano não conseguiu inventar um sistema melhor que a democracia, que tem muitos defeitos, mas não são os defeitos da democracia, mas, sim, os defeitos humanos”.
A divulgação ocorreu logo após o trio de políticos participar do evento Democracia para Siempre, em homenagem ao Dia da Democracia, comemorado em 10 de dezembro na Argentina. A redemocratização do país vizinho se deu após o regime militar, em 1983.
A publicação recebeu os mais diversos comentários e reações. Críticos do petista apontaram ironia no fato de o mesmo falar sobre democracia.
– Democracia? “Cê” tá brincando? Quando que vai começar a andar pelas ruas do Brasil? “Primeiro” lugar? Hum? – comentou uma internauta.
Uma aula sobre democracia com três grandes companheiros: Pepe Mujica, Lula e Alberto Fernández (@alferdez). Compartilhe. #equipeLula
📷 @ricardostuckert pic.twitter.com/JDSvTdYc6c
— Lula (@LulaOficial) December 12, 2021
Leia também1 'Cantarei com vestido vermelho na posse de Lula, se Deus quiser'
2 Lula quer reunião com Eduardo Paes e com o presidente da Alerj
3 Lula e Gleisi Hoffmann celebram filiação de Fabiano Contarato
4 Lula e Dilma pedem a libertação do ativista Assange em carta
5 Lula é aconselhado a focar em estados onde Bolsonaro é forte