Lula lamenta a morte de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai
Em nota, petista afirmou que uruguaio "foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas"
Henrique Gimenes - 13/05/2025 20h57 | atualizado em 14/05/2025 10h49
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou sobre a morte do ex-presidente do Uruguai, José Alberto “Pepe” Mujica Cordano, ocorrida nesta terça-feira (13). Em nota, o petista disse ter se sentido triste ao receber a notícia e afirmou que a vida de Mujica “foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas”.
Mujica, que completaria 90 anos no próximo dia 20, havia anunciado, em abril de 2024, ter recebido o diagnóstico de um câncer no esôfago. Desde então, passou a ter uma vida mais reclusa, com raras aparições. Ele vivia em uma chácara nos arredores de Montevidéu.
Em janeiro deste ano, ele anunciou que seu câncer no esôfago tinha se espalhado e que o tratamento era comprometido por uma doença imunológica com a qual ele convivia há duas décadas.
Leia a nota de Lula:
Amanheci em Pequim com a triste notícia de que Pepe Mujica partiu hoje, nos deixando cheios de tristeza, mas também de muitos aprendizados. Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego.
Em seus quase 90 anos de vida, Mujica combateu fervorosamente a ditadura que um dia existiu em seu país. Defendeu, como poucos, a democracia. E nunca deixou de militar pela justiça social e o fim de todas as desigualdades.
Sua grandeza humana ultrapassou as fronteiras do Uruguai e de seu mandato presidencial. A sabedoria de suas palavras formou um verdadeiro canto de unidade e fraternidade para a América Latina. E sua forma de compreender e explicar os desafios do mundo atual continuará guiando os movimentos sociais e políticos que buscam construir uma sociedade mais igualitária.
Que o amor que Mujica sempre distribuiu ao povo seja agora recebido de volta pela querida Lucía Topolsky e pelos seus familiares, amigos e companheiros. E que o conforto chegue logo aos seus corações.
Leia também1 Prefeito de Sorocaba vira réu por suspeita de superfaturamento
2 INSS: Ressarcimento terá valores corrigidos pela inflação
3 Flávio Dino suspende andamento da denúncia contra Juscelino
4 CPI das Bets: Virginia Fonseca dispara audiência da TV Senado
5 Ex-guerrilheiro e presidente, quem foi Pepe Mujica