Leia também:
X TSE derruba vídeo de argentino que divulgou suspeita de fraude

Lula já tem nomes cotados para comandar o Exército

Conselheiros do petista sugerem o nome do general Tomás Paiva, comandante militar do Sudeste

Pleno.News - 06/11/2022 12h08 | atualizado em 07/11/2022 12h56

Militares durante a cerimônia do Dia do Exército Foto: Isac Nóbrega/PR

A escolha do próximo comandante do Exército pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá recair sobre o general mais antigo da tropa ou um oficial que tenha a simpatia de integrantes do governo de transição. A informação foi publicada na última sexta-feira (4) pelo jornal O Estado de São Paulo.

Se optar pela antiguidade, Lula entregará o comando, em janeiro, ao general Júlio Cesar de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC). Conselheiros do petista, entretanto, sugerem o nome do general Tomás Paiva, comandante militar do Sudeste.

A lista de apostas inclui ainda dois outros nomes de generais entre os mais antigos e experientes para comandar a Força Terrestre: o chefe do Estado-Maior do Exército, Valério Stumpf, e o comandante de Operações Terrestres, Estevam Theophilo.

Conselheiros de Lula têm dito que o presidente não deve inovar na escolha. Em vez disso, sugerem que ele limite a seleção à lista dos três mais antigos. No total seriam quatro, pois Stumpf e Paiva dividem a segunda posição e ambos passariam à reserva na mesma época, em julho do ano que vem; Arruda, em março, e Theophilo, em novembro.

– Se fosse fazer uma aposta, eu ficaria em torno desses três [Arruda, Tomás e Stumpf]. Não é necessário [seguir a antiguidade], mas não queremos nada que cause perturbação desnecessária – disse ao Estadão o ex-ministro da Defesa e ex-chanceler Celso Amorim.

Oficiais-generais da ativa e da reserva avaliam que Lula distensionaria a relação com as Forças Armadas ao nomear como comandantes tanto do Exército quanto da Aeronáutica e da Marinha os militares mais antigos do generalato. Foi esse o critério que prevaleceu nos dois primeiros governos do petista.

*AE

Leia também1 TSE derruba vídeo de argentino que divulgou suspeita de fraude
2 Movimentos como o MST devem participar da transição de Lula
3 Nikolas Ferreira recupera acesso a seu perfil oficial no Instagram
4 Zambelli denunciará censura à Corte de Direitos Humanos
5 TSE rebate live de argentino e diz que urnas foram auditadas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.