Leia também:
X Bruno Krupp é levado à UTI após pedido de médico da família

Lula faz “lobby”, e PT mantém apoio a Freixo no Rio de Janeiro

Aliança com PSB é mantida apesar de Alessandro Molon insistir em candidatura ao Senado

Gabriel Mansur - 05/08/2022 15h10 | atualizado em 05/08/2022 15h28

Lula ao lado de André Ceciliano e de Marcelo Freixo Foto: Lula/Ricardo Stuckert

Apesar das divergências em relação ao candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro, haja vista que o deputado Alessandro Molon (PSB) não voltou atrás em seu desejo de concorrer a uma vaga no Congresso, a executiva nacional do PT optou por manter o apoio à candidatura de Marcelo Freixo (PSB) ao governo do Rio. A aliança foi confirmada após reunião entre os membros do partido nesta sexta-feira (5).

Os petistas vinham alegando que Molon, por insistir na candidatura, estava quebrando o acordo nacional entre os partidos e, por isso, defendiam o rompimento da parceria na capital carioca. Isso porque o PT lançou o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano, ao Senado Federal. A estratégia era extinguir concorrentes do mesmo campo político para, assim, aumentar as chances de derrotar Romário (PL), que lidera as pesquisas de intenções de voto.

Dirigentes que vinham defendendo o rompimento mudaram de posição e agora dizem que não há como alterar o palanque no estado a menos de 60 dias da eleição. O acordo com Freixo no Rio foi costurado diretamente pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os petistas, agora, vão enfatizar que o único candidato de Lula ao Senado é Ceciliano. Ao mesmo tempo, tentarão isolar Molon.

– É difícil dar um cavalo a menos de 60 dias da eleição, depois que o Lula foi lá, levantou a mão dele (Freixo), com todas as lideranças nacionais do PT tendo declarado apoio a ele. A gente não vai romper a aliança mesmo com o PSB não cumprindo o acordo — afirmou o secretário de comunicação do PT, Jilmar Tatto, que defendia o rompimento com Freixo e uma aliança com Rodrigo Neves (PDT).

Os petistas ainda avaliam que Freixo e o PSB se esforçaram para tirar Molon. A decisão de não repassar recursos do fundo eleitoral para o candidato ao Senado também foi elogiada e vista como um sinal de esforço do partido para atender ao pedido do PT.

– A Comissão Executiva Nacional do PT confirma o apoio à chapa Marcelo Freixo (PSB) para governador e André Ceciliano (PT) para senador no Rio de Janeiro. Com Lula e Alckmin, vamos juntos reconstruir nosso Brasil – retratou a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, nesta sexta-feira, em sua conta no Twitter.

Leia também1 PT adia decisão sobre retirada de apoio a Freixo no Rio de Janeiro
2 PSB deixa Molon, candidato de Anitta, sem fundo eleitoral
3 Romário ou Silveira? Veja o que diz pesquisa para o Senado no RJ
4 PT demonstra preocupação com apoio a Freixo no Rio de Janeiro
5 Anitta se opõe ao PT no Rio e endossa candidatura de Molon

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.