Leia também:
X Moro recebe multa de R$ 10 mil por descumprir decisão judicial

Lula fala sobre tecnologia e empregos: “Não sei como fazer”

Petista deu declarações nesta quarta-feira

Pleno.News - 15/09/2022 12h22 | atualizado em 15/09/2022 13h31

Ex-presidente Lula Foto: EFE/ André Coelho

Nesta quarta-feira (14), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de um evento que reuniu representantes de cooperativas de todo o país na capital paulista. Ele deu declarações sobre investimentos governamentais para induzir a diversificação da economia.

O petista apontou que é preciso apoiar atividades e formas de organização que sejam capazes de oferecer oportunidades de trabalho para a população.

– Nós temos que acreditar em outras formas de organização. E o Estado tem que estar pronto para criar as condições para que essas coisas deem certo, se não, a gente não vai gerar emprego para ocupar essa imensa maioria de jovens que se forma, que estudam e querem entrar no mercado de trabalho e não têm oportunidade – falou.

Para Lula, essa nova posição do Estado é necessária em um cenário em que as rápidas mudanças tecnológicas estão acabando com várias postos de trabalho em atividades econômicas tradicionais.

– Os avanços tecnológicos não criam mais empregos para a gente. Eles geram mais produtividade, mais riqueza, capacidade produtiva, mais condições de ganhar dinheiro e acumular na mão de uma pessoa só, diminuindo o número de pessoas que faziam os trabalhos manuais – disse o petista.

Lula disse acreditar que, sem a intervenção do governo, não será possível criar alternativas que absorvam essa mão de obra.

– Estado vai ter que ter um novo papel. Nós vamos ter que discutir qual é o papel do Estado para garantir emprego.

Ele levantou uma indagação a como responder essa questão que envolve tecnologia.

– Como a gente não pode brigar com os avanços tecnológicos… porque, assim, muitas vezes, ele (sic) tira o emprego, ele gera facilidade e muitas outras coisas para nós, nós precisamos, então, discutir como é que nós vamos criar trabalho para o povo brasileiro. Como é que nós vamos criar trabalho para as mulheres e para os homens, que querem estudar, que querem trabalhar, e que querem ter certeza de que vão construir famílias, vão ter casa para morar e vão viver uma vida digna. Como é que a gente vai responder isso? Então, eu queria dizer para vocês que eu não sei como fazer. A única coisa que eu sei é que eu estou voltando a concorrer uma eleição presidencial, porque eu acho que nós temos que fazer esse país voltar a ser feliz.

O petista também disse que pretende recriar o Ministério do Desenvolvimento Agrário, assim como as pastas da Cultura, Micro Pequena Empresa e Segurança Pública.

*Com Agência Brasil

Leia também1 Bolsonaro e Lula empatam no Rio Grande do Sul, diz pesquisa
2 CNN concede direito de resposta a Moro após declarações de Lula
3 Genial/Quaest diz que Bolsonaro ultrapassa Lula, no Rio
4 “Se eu não for eleito, chega para mim”, declara Ciro Gomes
5 Moraes manda procuradoria analisar conduta de Garcia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.