Lula exonera coordenador do E. Médio dias após nomeação
Fernando Wirthmann já havia atuado no governo Bolsonaro
Monique Mello - 06/04/2023 17h49 | atualizado em 06/04/2023 19h00
Menos de uma semana após sua nomeação, o coordenador-geral de Ensino Médio do Ministério da Educação (MEC), Fernando Wirthmann Ferreira, foi exonerado do cargo. A decisão, assinada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (5).
A exoneração veio após grande pressão em decorrência da suspensão do cronograma para a implementação do Novo Ensino Médio. A medida paralisa mudanças que também estavam previstas para serem implementadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024.
A escolha de Ferreira para o cargo foi controversa e alvo de muitas críticas de aliados de Lula, pelo fato de ele ter coordenado a implementação do modelo durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Lula, por sua vez, disse nesta quinta (6) que a reforma do Novo Ensino Médio no país foi suspensa para que “haja uma discussão entre o governo e a sociedade ligada à área da educação”.
– Vamos discutir com todas as entidades interessadas como aperfeiçoar o ensino médio no país – disse.
– Não foi revogado o cronograma, foi suspenso para que a gente discuta com a sociedade ligada à área da educação o que a gente quer para o Novo Ensino Médio – garantiu.
Leia também1 Lula diz que não revogará Novo Ensino Médio: "Vamos discutir"
2 Ana Campagnolo faz apelo e clama por segurança em escolas
3 Ministra de Lula condena ação policial na Maré; Castro reage
4 Justiça autoriza quebra de sigilo do homem que invadiu creche
5 Na China, Lula quer criar grupo para discutir a "paz mundial"