Leia também:
X Conselho de Ética inicia reunião sobre suspensão de deputados

Lula exige que Israel solte o ativista brasileiro Thiago Ávila

Para o petista, manter a prisão é uma "ação injustificável"

Ana Luiza Menezes - 05/05/2026 14h45 | atualizado em 05/05/2026 16h45

Presidente Lula Foto: EFE/ Andre Borges

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou que seu governo exige que Israel solte o ativista brasileiro Thiago Ávila, integrante da Flotilha Global Sumud. Ele se manifestou por meio das redes sociais, nesta terça-feira (5).

Segundo o petista, manter a prisão do ativista é “uma ação injustificável”.

– Manter a prisão do cidadão brasileiro Thiago Ávila, integrante da flotilha Global Sumud, é uma ação injustificável do governo de Israel, causa grande preocupação e deve ser condenada por todos. A detenção dos ativistas da flotilha em águas internacionais já havia representado uma séria afronta ao direito internacional. Por isso, nosso governo, juntamente com o da Espanha, que também teve um cidadão detido, exige que eles recebam plena garantia de segurança e sejam imediatamente soltos – escreveu o presidente do Brasil.

O post de Lula surge no mesmo dia em que a Justiça israelense voltou a prorrogar a prisão preventiva de Thiago Ávila e do espanhol Saif Abu Keshek. De acordo com a nova determinação, eles devem ficar detidos até o próximo domingo (10).

Leia também1 Thiago Ávila, o pirata pró-terrorista ex-PSOL
2 Israel prorroga a detenção do ativista brasileiro Thiago Ávila
3 Campagnolo, Pavanato e Nikolas são destaques na Al Jazeera; veja
4 Irã diz que conflito com os EUA no Estreito de Ormuz 'nem começou'
5 Inadimplência recorde atinge 82 milhões de brasileiros, diz Serasa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.