Leia também:
X TSE põe em pauta ação que pode deixar Bolsonaro inelegível

Lula exalta José Dirceu durante festa de aniversário do PT

Presidente da República fez discurso agradecendo ex-ministro por ser "solidário" a ele

Paulo Moura - 14/02/2023 13h43 | atualizado em 14/02/2023 13h59

Lula discursa em evento do PT e é observado por José Dirceu (topo da imagem no lado esquerdo) Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou seu discurso, na festa de aniversário de 43 anos do Partido dos Trabalhadores realizada nesta segunda-feira (13) em Brasília, para exaltar um dos principais símbolos da corrupção durante as administrações petistas: o ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu. Em sua fala, Lula agradeceu Dirceu por ser “solidário” a ele.

– Companheiros e companheiras, eu quero agradecer cada um de vocês, mulheres e homens. Companheiro José Dirceu, agradecer a você porque eu sei o quanto você foi solidário ao que eu passei – disse Lula, que fazia referência aos 580 dias em que ficou preso em Curitiba, no Paraná, entre 2018 e 2019.

Ministro do primeiro governo Lula, Dirceu tem andado recentemente mais próximo dos bastidores e distante dos holofotes. Durante a posse de Lula, por exemplo, ele acompanhou o ato dos gramados da Esplanada dos Ministérios, em meio aos apoiadores, e não no salão nobre do Palácio do Planalto, como fizeram outros petistas famosos.

Dirceu sumiu das agendas públicas há alguns anos, desde que passou a ver seu nome envolvido em escândalos de corrupção. Em 2012, no âmbito do mensalão, ele foi condenado a sete anos e 11 meses de reclusão. Porém, em 2016, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, extinguiu a pena.

O ex-ministro petista, porém, já foi condenado outras duas vezes pela Justiça, mas no âmbito da Lava Jato. Em maio de 2016, Dirceu foi condenado pela primeira vez na operação pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Meses depois, em março de 2017, o ex-ministro foi condenado novamente, também por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Leia também1 Evento que visa regular as redes terá Lula, Barroso e Felipe Neto
2 ‘Jesus é o único caminho’, afirma ator da Disney após conversão
3 Em novo post, Caio Castro revela motivo do uso de #22
4 Longe dos holofotes há anos, José Dirceu reaparece em festa do PT
5 Avivamento: Reunião de oração nos EUA já dura 7 dias, 168 horas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.