Lula está prestes a completar dois meses fora do Brasil neste ano
Petista fez diversas viagens para o exterior em seus primeiros nove meses de mandato
Paulo Moura - 17/09/2023 09h33 | atualizado em 18/09/2023 12h48
Quando retornar dos Estados Unidos nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá completado quase 60 dias fora do Brasil em menos de nove meses completos de mandato. Ou seja, o chefe do Executivo brasileiro já terá passado mais de 20% do ano fora do país que governa. Os números são de um levantamento publicado pelo site Poder360.
O petista viajou na última sexta-feira (15) para Cuba, onde participou da Cúpula do G77 + China. Já na noite deste sábado (16), o presidente desembarcou em Nova Iorque, onde participará da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A data da volta de Lula ao território brasileiro é incerta, mas deve ser na próxima quinta (21) ou sexta-feira (22).
Antes de seguir para Cuba e Estados Unidos, Lula já havia passado 49 dias fora do Brasil neste ano, com o período mais longo sendo os sete dias na África entre 21 e 27 de agosto. No entanto, o petista já tinha feito três viagens com seis dias de duração para o exterior em 2023. Foram elas: Ásia e Europa, em abril; e Japão, em maio.
O número de dias de Lula fora do Brasil, no entanto, passará facilmente dos dois meses completos até o fim de 2023, já que o presidente tem ao menos duas viagens internacionais marcadas para antes do final do ano: Emirados Árabes Unidos e Alemanha. O que ainda não se sabe, porém, é se além desses dois destinos o chefe do Executivo “esticará” os trechos como tem feito em outras viagens.
Leia também1 Lula embarca para Cuba a fim de participar do G77 + China
2 Lula critica PRF após morte de menina em abordagem policial
3 Lula critica embargo aplicado pelos Estados Unidos contra Cuba
4 Deputado quer reconhecer 1º de abril como "Dia do Lula" em MG
5 Dino defende decisão do STF de condenar réus do 8 de janeiro