Lula deixa mulheres de fora e escolhe 2 homens para o TSE
Petista optou por André Tavares e Floriano de Azevedo Marques
Pleno.News - 24/05/2023 19h39 | atualizado em 25/05/2023 12h13

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), informou, ao fim da sessão plenária desta quarta-feira (24), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já escolheu os dois juristas que ocuparão as vagas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o magistrado, o petista escolheu Floriano Marques Neto e André Tavares, ambos professores de Direito na Universidade de São Paulo (USP).
Lula deixou de fora as duas mulheres que também faziam parte da lista quádrupla encaminhada a ele nesta tarde: a advogada do PT Edilene Lôbo, e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil da Bahia (OAB-BA), Daniela Borges.
As vagas foram abertas com a saída dos ministros Carlos Horbach e Sérgio Banhos na semana passada. Nesta semana, todos os quatro escolhidos procuraram ministros do STF para fazer campanha pela indicação.
O nome de Marques Neto era defendido nos bastidores por Moraes, que é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Embora a tradição seja promover ministros substitutos à condição de titular, a ministra Maria Claudia Bucchianeri foi preterida na disputa.
Horbach, que tinha direito a ocupar sua cadeira por mais dois anos, decidiu não disputar. Ambos não contavam com o apoio de Moraes.
*AE
Ver essa foto no Instagram
Leia também1 Gilmar se indigna com pedido de advogado: "Constrangido"
2 Movimentos convocam para atos no dia 4 de junho em todo país
3 Janones critica ministro da Secom e ensina 'beabá' das redes
4 Lista revela 14 ministros nunca convidados para o Alvorada
5 Jair Bolsonaro diz que descobriu "veia política" de Michelle