Leia também:
X CNI confirma que Bolsonaro vai a evento que não terá Lula

Lula escala Alckmin para desfazer mal-estar com Temer

Petista quer ter uma boa relação com o ex-presidente

Pleno.News - 29/06/2022 09h30 | atualizado em 29/06/2022 09h40

Temer e Lula
Michel Temer e Lula Foto: PR/Beto Barata

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), pré-candidato a vice na chapa do ex-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), iniciou um movimento de aproximação da campanha com o também ex-presidente Michel Temer (MDB). Alckmin procurou Temer com o objetivo de desfazer o mal-estar provocado por críticas à reforma trabalhista e por declarações de políticos do PT, que até hoje chamam o emedebista de “golpista”.

A conversa serviu para Alckmin mostrar que Lula quer ter uma boa relação com o ex-presidente. A iniciativa partiu do ex-governador. O ex-deputado Gabriel Chalita e o marqueteiro Elsinho Mouco participaram do encontro, ocorrido na última sexta-feira (24), no escritório de Temer, em São Paulo.

Temer apoia a senadora Simone Tebet (MDB-MS), mas elogiou a decisão de Alckmin de aceitar ser vice de Lula e se disse aberto ao diálogo. De acordo com ele, o ex-governador dará “equilíbrio” à chapa petista. Um dos participantes da reunião definiu aquela conversa como um primeiro lance de um jogo de xadrez.

Alckmin levou a Temer o recado de que as críticas dos petistas à reforma trabalhista – aprovada em 2017, no governo do MDB – foram feitas no “calor da campanha”. A mudança na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é um dos legados do governo Temer. Após polêmica, o PT excluiu o verbo “revogar” do capítulo das prévias do programa de governo que trata do tema. No seu lugar, passou a defender uma “revisão”.

RECADOS
Apesar desse movimento, ainda não foi marcado um encontro entre os dois ex-presidentes. Desde o impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2016, Lula e o emedebista não se falam.

Recentemente, o petista tentou uma aproximação por meio de alguns emissários, mas não obteve sucesso. Em público, Lula mandou recados:

– Eu não faço política parado no tempo e no espaço. Faço política vivendo o momento que estou vivendo.

Temer, por sua vez, não escondeu de Alckmin o incômodo por ser chamado de “golpista” por aliados de Dilma. O ex-governador disse que o ataque não representa a opinião de Lula e que o petista tem “consideração” por Temer.

Na avaliação do ex-chanceler Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), Temer deve apoiar Lula em um eventual segundo turno contra Bolsonaro.

– Palpite: no segundo turno, diante da inevitabilidade da vitória do Lula, dificilmente o MDB deixaria de apoiá-lo. E aí não vejo o presidente Temer na posição de dissidente. Repito, palpite – afirmou o tucano, que foi ministro das Relações Exteriores de Temer.

*AE

Leia também1 Moraes envia pedido de Randolfe contra Bolsonaro para a PGR
2 CNI confirma que Bolsonaro vai a evento que não terá Lula
3 Ministério da Saúde discute cartilha que diz que 'todo aborto é um crime'
4 Petistas vão ao STF e pedem a quebra dos sigilos de Bolsonaro
5 Mendonça é eleito presidente da Segunda Turma do STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.