Lula embarca para o Canadá e vai completar 116 dias longe do Brasil
Petista deve ter apenas um encontro bilateral ao longo de sua ida ao Canadá
Paulo Moura - 16/06/2025 12h12 | atualizado em 16/06/2025 13h12

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na manhã desta segunda-feira (16) rumo ao Canadá, onde participará da 51ª Cúpula do G7 — grupo que reúne as sete principais economias do mundo. Como ficará os próximos dois dias fora, o petista completará, ao todo, 116 dias longe do território brasileiro no atual mandato, o que significa quase quatro meses fora do Brasil.
A participação brasileira no G7 ocorre ao lado de outras nações convidadas, como África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Índia, México e Ucrânia. De acordo com o governo, os principais temas da cúpula serão segurança energética e preservação de florestas. Apenas um encontro bilateral está previsto na agenda de Lula: com o novo primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney.
Criado em 1975 por iniciativa do presidente francês Valéry Giscard d’Estaing, o G7 completa meio século neste ano tendo em sua composição os seguintes países: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. A ideia inicial da formação do grupo foi reunir os países mais industrializados do mundo para tratar de questões de política econômica de interesse comum.
Leia também1 Embaixada dos EUA em Tel Aviv sofre danos por impacto próximo
2 Trump vetou plano de Israel de matar líder supremo do Irã
3 Peru: Terremoto de magnitude 6,1 deixa 1 morto e vários feridos
4 EUA: Suspeito de matar deputada e atirar contra senador é preso
5 Aeronave da Air India volta a aeroporto por suspeita de falha