Leia também:
X Lula acusa governo Bolsonaro de “genocídio” contra Yanomamis

1ª agenda internacional: Lula irá neste domingo para Argentina

Petista deve partir da Base Aérea de Brasília no começo da noite

Pleno.News - 22/01/2023 15h57 | atualizado em 23/01/2023 12h41

Lula e o presidente da Argentina, Alberto Fernández Foto: EFE/ Fernando Bizerra

Neste domingo (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca para a Argentina, em sua primeira viagem internacional no atual mandato. Em um aceno à política externa regional, o petista abre sua agenda de compromissos no estrangeiro em uma reunião de cúpula com o presidente argentino, Alberto Fernández, e com líderes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), incluindo Nicolás Maduro, da Venezuela, e Miguel Diáz-Canel, de Cuba.

De acordo com a agenda divulgada pelo Palácio do Planalto, o presidente deve partir da Base Aérea de Brasília com rumo a Buenos Aires no começo da noite deste domingo, às 18h. Os compromissos oficiais em solo argentino estão marcados para a segunda e terça-feira.

O encontro vem sendo descrito por Brasília como a “volta do Brasil ao mundo”, como descreveu o secretário de Américas do Ministério de Relações Exteriores, embaixador Michel Arslanian Neto, em nota divulgada pelo Planalto no sábado (21).

– A escolha de um país da América do Sul passa a importante mensagem de que o país quer retomar os laços com a região, que foram negligenciados durante o governo anterior, de Jair Bolsonaro – diz o comunicado.

Pelo cronograma previsto pelo Planalto, Lula deve fazer a tradicional oferenda de flores na Plaza San Martín e, na sequência, participar de uma reunião de cúpula com Fernández na Casa Rosada. Outros compromissos, como um encontro com empresários, também estão previstos.

Na próxima terça-feira (23), Lula participará da 7ª Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), quando deve se encontrar com Maduro e Diáz-Canel, líderes de Venezuela e Cuba.

O Brasil retornou à Celac no dia 5 de janeiro, três anos após o ex-presidente Jair Bolsonaro deixar o grupo. O encontro entre Lula e Díaz-Canel e Maduro deve ocorrer durante a Celac.

Alguns dos temas a serem tratados na visita serão: integração energética, comércio e investimentos, ambiente, infraestrutura, defesa, desarmamento, combate a ilícitos, espaço, cultura e questões de gênero, segundo a Presidência.

Após deixar Buenos Aires, Lula segue para o Uruguai, onde deve se reunir com o presidente Luis Lacalle Pou na quarta-feira (25), em Montevidéu, antes de retornar a Brasília.

*AE

Leia também1 Contra Bolsonaro, PT protocola representação sobre Yanomami
2 Deputado se torna réu por suposta publicação homofóbica
3 'Poupe-nos de sua hipocrisia', diz Joaquim Barbosa a Mourão
4 Em cinco dias, Lula bota 80 militares para fora do governo
5 Twitter sinaliza para a prática de censura em decisão do CNJ

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.