Lula diz que “traficantes são vítimas dos usuários também”
Petista criticou ações de Trump contra o tráfico internacional
Monique Mello - 24/10/2025 10h17 | atualizado em 24/10/2025 12h40

“Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”. É a declaração controversa mais recente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), proferida nesta sexta-feira (24), em entrevista a jornalistas na Indonésia.
Na ocasião, o petista criticava as ações do governo de Donald Trump contra o tráfico internacional de drogas. Para ele, o americano deveria cuidar dos usuários em vez de enviar as Forças Armadas por terra, ar ou mar.
– É muito melhor os Estados Unidos se disporem a conversar com a polícia dos outros países, com o Ministério da Justiça de cada país, para a gente fazer uma coisa conjunta. Porque se a moda pega, cada um acha que pode invadir o território do outro para fazer o que quer, onde é que vai surgir a palavra respeitabilidade da soberania dos países? É ruim. Então, eu pretendo discutir esses assuntos com o presidente Trump, se ele colocar na mesa – afirmou.
Logo depois, o petista explanou a sua “tese” sobre a relação de sustentação entre traficantes e dependentes químicos.
– Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente. Os usuários são responsáveis pelos traficantes que são vítimas dos usuários também. Você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra, de gente que compra porque tem gente que vende – disse.
Confira:
Lula acaba de anunciar que traficantes são vítimas dos usuários. No ritmo que vai, daqui a pouco o PCC vira ONG. pic.twitter.com/qFnxgPPJI3
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) October 24, 2025
Leia também1 Lula diz que não haverá assunto vetado em reunião com Trump
2 Trump: "China usa Venezuela para contrabandear fentanil"
3 Petista critica Flávio Bolsonaro por sugerir ajuda dos EUA no RJ
4 Unidade dos EUA que matou Bin Laden é vista perto da Venezuela
5 Ex-servidor do Tesouro dos EUA: Dinheiro sujo financiou Brasil



















