Leia também:
X STF rejeita queixa-crime de ex-mulher contra Arthur Lira

Lula diz que só conversará com as Forças Armadas se for eleito

Petista também afirmou que os militares "pensam que são superiores"

Pleno.News - 17/08/2021 08h49 | atualizado em 17/08/2021 10h04

Ex-presidente Lula Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

Durante uma entrevista, na última segunda-feira (16), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou os militares. Segundo ele, as Forças Armadas não têm que se meter em política. As informações são da CNN Brasil.

– O que nós vamos fazer com as Forças Armadas é elas cumprirem o seu papel constitucional. As Forças Armadas existem para garantir a soberania nacional contra possíveis inimigos internos. Elas têm que tomar conta das nossas fronteiras, das nossas fronteiras terrestres, das nossas fronteiras marítimas. Elas têm que tomar conta do nosso espaço aéreo e elas precisam proteger o povo brasileiro. É isso que elas têm que fazer, e não se meterem em política. Se [alguém] quiser se meter em política, tire a farda, vai virar um cidadão comum e pode ser candidato a qualquer coisa; nós já tivemos [isso] – declarou Lula.

Lula fez comentários contra o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e afirmou que os militares “pensam que são superiores”.

– Eu ouvi dizer que o Pazuello, quando ele foi na CPI, disseram uma futrica, não sei se é verdade, porque nem tudo que sai na imprensa é verdade também, dizendo que o Pazuello ameaçou ir de farda pra amedrontar os senadores. É assim que eles [os militares] pensam. Eles botaram na cabeça que eles são superiores. Eles botaram na cabeça que eles são mais honestos. E a CPI tá mostrando o que aconteceu com a quantidade de coronéis que, em nome de institutos, de ONGs, estavam montando uma verdadeira quadrilha de comprar vacina. Eu não tenho conversa com os militares. Não há por que conversar com o Ministério Público. Não há por que conversar com a Polícia Federal. Eles são instituições do estado. Eles têm funções a cumprir e têm que respeitar o regulamento e a Constituição. É isso – falou.

O ex-presidente também disse que só conversará com militares se for eleito.

– Quando eu ganhar, eu vou conversar, porque, aí, eu vou ser chefe deles e vou dizer o que eu penso e qual é o papel deles. Porque a democracia definitivamente não comporta um estado civil governado por quase 6 mil militares que estão em postos de confiança no governo Bolsonaro. Agora, isso acontece também não é por mérito do Bolsonaro não. É por incompetência do Bolsonaro. É por incompetência. Quando o cidadão é incompetente, ele tenta se escudar na coisa que ele acredita ser o forte. De um lado, são os milicianos; ele adora. Ele adora ter relação com essa gente. São milicianos, são aposentados da Polícia Militar, são aposentados das Forças Armadas. E eu, sinceramente, acho que o que ele [Bolsonaro] tá fazendo com as Forças Armadas é um desprestígio à instituição Forças Armadas. E eu quero que elas sejam fortes, estejam bem armadas, bem preparadas pra não deixarem ninguém meter o bedelho aqui. O que não pode é um presidente da República ficar dando emprego que é da área pública, civil; ficar colocando militar da reserva. Tem mais coronel e mais general dentro do governo do que nos quartéis. Isso tá errado e é por isso que eu sou favorável ao projeto de lei da nossa deputada do Acre, da Perpétua, para que a gente proíba esse tipo de coisa. Você sabe, Laercio, que hoje tem mais militar no governo do que durante os 23 anos de regime militar.

Leia também1 Ex-marqueteiro do PT, Duda Mendonça morre aos 77 anos
2 Lula chega ao Nordeste e não marca eventos nas ruas
3 Lula: Não sei se seria eleito presidente sem o voto eletrônico
4 Luís Cláudio, filho de Lula, é exonerado de cargo na Alesp
5 Lula é orientado a ter evangélico ou empresário como vice

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.