Leia também:
X Cláudio Castro canta Evidências em festa com presença de Moraes

Lula diz que reclamou de foto de homem “sem dente e negro”

Petista deu declarações durante evento, na última quinta-feira

Pleno.News - 23/08/2025 11h16 | atualizado em 26/08/2025 14h52

Lula Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Lula (PT) revelou que reclamou de uma foto usada em uma propaganda do governo federal. Ele citou o caso durante um evento em Sorocaba (SP), na última quinta-feira (21).

O petista explicou que a imagem mostrava uma mulher branca e ao lado dela estava um homem negro, alto, sorrindo sem dente.

– E no meio da revista tinha uma capa com uma senhora bonitona, devia ser filha de italiano ou de alemão no Rio Grande do Sul ou Santa Catarina, com a bochecha bem vermelha, sabe, sorrindo. E perto dela um monte de planta, de coisa que ela tinha colhido: alface, pepino, cenoura. E do lado dela, um senhor negro alto, sorrindo sem nenhum dente na boca. Eu chamei o ministro e perguntei: “Escuta aqui: por que você colocou essa fotografia desse senhor negro sem dente? Você acha isso bonito? Isso é fotografia para você colocar representando o Brasil no exterior? Um cara sem dente e ainda negro? Você não acha que isso é preconceito?”. Aí, eu lembrei do Joãozinho Trinta [carnavalesco que morreu em 2011]: “Quem gosta de miséria é intelectual, pobre gosta de coisa boa”. Eu falei para ele [o ministro]: “Você pode anular essa revista, joga essa página fora e faz uma foto de um cara com dente”. E aí eu resolvi criar o Brasil Sorridente – relatou Lula.

A fotografia teria sido de uma propaganda de um antigo ministro do Desenvolvimento Agrário e seria levada para um evento na Alemanha, de acordo com informações do Poder360.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pleno.News (@plenonews)

Leia também1 Homem que chamou Moraes de satanista vira réu no STF
2 Defesa de Bolsonaro cita 'lawfare'; entenda o termo
3 PGR apresenta denúncia contra Eduardo Tagliaferro no STF
4 Presidente dos EUA, Trump tem CPF válido e ativo no Brasil
5 Marcos do Val contraria STF e mostra tornozeleira em live

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.