Leia também:
X PM reage e prende homem que tentou assaltar em ônibus

Lula diz que pretende discutir mandato para ministro do STF

Presidente ainda reforçou elogios a seu advogado, Cristiano Zanin

Pleno.News - 21/03/2023 15h09 | atualizado em 21/03/2023 16h19

Lula Foto: EFE/Marcelo Sayão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (21), que pretende discutir uma mudança na Constituição para determinar um período de mandato para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Hoje, para ser indicado pelo presidente, um ministro do STF precisa ter mais de 35 anos e menos de 70 anos de idade, notável saber jurídico e reputação ilibada. A aposentadoria compulsória é aos 75 anos.

Em entrevista à TV 247, Lula relembrou proposta feita pelo então candidato à presidência, Fernando Haddad, em 2018, sobre a possibilidade de limitar o mandato de ministros do STF ao período de 15 anos.

– Em 2018, no programa de governo do Haddad, estava a discussão de um mandado para o ministro da Suprema Corte. Eu não sei se na época era um mandato de 15 anos em que você poderia entrar e ficar 15 anos ou você poderia entrar a partir de uma idade e terminar aos 75 [anos]. Eu acho que é um assunto que vamos discutir proximamente – disse Lula.

Este ano, Lula tem direito a duas indicações de ministros para o STF devido às aposentadorias compulsórias de Ricardo Lewandowski e Rosa Weber, que deixarão o Supremo em maio e outubro respectivamente, quando completarão 75 anos.

ZANIN
A declaração de Lula nesta terça foi feita em meio às especulações sobre a indicação de Cristiano Zanin, seu advogado, que ganhou notoriedade nos processos relacionados à Operação Lava Jato. Lula reforçou elogios e enfatizou que o advogado foi “uma revelação extraordinária no campo jurídico”.

– Cristiano Zanin foi a grande revelação jurídica nestes últimos anos. Ele foi muito criticado (…) eu tinha consciência de que o meu processo era jurídico e por isso eu queria o Zanin. Ele nunca tomou uma decisão que não fosse conversar comigo. Ele terminou sendo uma revelação extraordinária – declarou.

Lula tem sido cobrado, especialmente por movimentos sociais, para indicar uma mulher para assumir a cadeira do ministro Ricardo Lewandowski. Movimentos de mulheres e entidades jurídicas apelam para que o presidente opte por uma mulher e diversifique a composição da Corte. Lula afirmou que trata-se de uma discussão “sem lógica” e reforçou que a validação da escolha será feita pelo Senado.

– Essa discussão que está sendo feita não tem sentido (…). Eu não vou indicar o ministro para ser meu amigo (…) quero alguém que seja competente do ponto de vista jurídico e que faça a Constituição ser respeitada. Eu não sei quem eu vou iniciar, não tenho compromisso oficial com ninguém. No dia que tiver que tomar uma decisão, vou tomar sozinho e mandar o nome para o Senado. Eu vou indicar uma pessoa que eu acho que possa ser útil para o Brasil – comentou.

*AE

Leia também1 Lula insiste no erro e diz que vai "continuar batendo" no BC
2 Padre é condenado por chamar médico abortista de assassino
3 Michelle assume comando do PL Mulher em grande cerimônia
4 Lula revela que na prisão só pensava em "f**** com o Moro"
5 Flávio Bolsonaro ironiza Lula por sigilo de visitas: “Faz o L”

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.