Leia também:
X “É coisa de preto”: Juiz não vê racismo e absolve vereador

Lula diz que Haddad não foi indicado para agradar mercado

Presidente também voltou a criticar o chefe do Banco Central, Campos Neto

Pleno.News - 14/07/2023 16h58 | atualizado em 14/07/2023 19h35

Haddad e Lula Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o mercado financeiro e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. O petista afirmou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não foi indicado para agradar a “Faria Lima” e disse que o setor “nunca gostou e nunca votou” no Partido dos Trabalhadores (PT).

– Com todo respeito que posso ter ao chamado mercado financeiro, esse povo nunca gostou do PT, nunca votou no PT, nunca gostou do [ministro da Fazenda, Fernando] Haddad. O Haddad não foi indicado para eles, foi indicado para tentar resolver a vida do povo pobre deste país – rechaçou Lula em entrevista à RecordTV exibida na noite desta quinta-feira (13).

Lula questionou novamente a atual taxa básica de juros, de 13,75%, e disse que a “Faria Lima” apoia a política monetária comandada por Campos Neto no Banco Central, para fazer “especulação”.

– Os interesses da Faria Lima são outros [não os de Haddad], inclusive de manter os juros, a taxa de 13,75%, porque eles que ganham com a especulação, o pobre não ganha com isso – assinalou.

O presidente disse ainda que Campos Neto tem a função de “gerar empregos e fazer a economia crescer” e voltou a questionar os objetivos do presidente do BC, a quem se referiu como “esse cidadão”.

– A função dele não é só atingir a meta de inflação que ele estabeleceu. A função dele também é gerar empregos e fazer a economia crescer. Ele tem responsabilidade de olhar a política monetária por vários vieses. Ele não pode apenas achar que é preciso aumentar os juros. Esse cidadão está a serviço de quem e fazendo o quê? O Brasil está precisando soltar a rédea para começar a crescer. Só o crescimento vai fazer com que tenha distribuição de riqueza – defendeu.

*AE

Leia também1 Tebet ataca juros: "País precisará de um Desenrola por ano"
2 Moraes determina que Marcos do Val preste novo depoimento à PF
3 Barroso assumirá órgão que avalia condutas de juízes
4 Lula despreza repercussão e quer fim das escolas cívico-militares
5 Marco Aurélio Mello sobre fala política de Barroso: "Recaída"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.