Lula diz que fim da escala 6×1 é “conquista civilizatória”
PEC foi aprovada na Câmara dos Deputados e segue para o Senado
Pleno.News - 28/05/2026 09h44 | atualizado em 28/05/2026 14h54

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada de trabalho 6×1 pela Câmara, na noite desta quarta-feira (27), é uma “conquista histórica e civilizatória”.
– Mais do que horas no relógio, estamos devolvendo aos trabalhadores e trabalhadoras o direito ao convívio com a família. Ao descanso. À vida além do trabalho. As duas folgas semanais significam mais tempo para estudar, se divertir, cuidar da saúde e ver os filhos crescerem – disse o presidente, em publicação na rede social X, no fim da noite de quarta.
– É uma vitória sobretudo das mulheres que, historicamente e injustamente, enfrentam jornada superior, desigual. Uma medida que só foi possível graças à imensa mobilização da sociedade – acrescentou.
Lula ainda agradeceu ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e aos “parlamentares que construíram ampla maioria na Câmara”.
– A proposta agora segue para o Senado. Seguiremos trabalhando intensamente pela sua aprovação definitiva – afirmou o presidente.
A PEC foi aprovada em dois turnos na Câmara, por 472 votos a favor e 22 contrários na primeira votação e 461 a 19 na segunda. Apenas os partidos Novo e Missão recomendaram a rejeição da matéria.
O texto prevê uma transição de até 14 meses para a jornada ser reduzida de 44 para 40 horas semanais e, entre outras mudanças, estabelece dois dias de repouso semanal remunerado; um dos quais deve ser preferencialmente aos domingos.
*AE
Leia também1 Castro disse a Vorcaro que jantar de R$ 66 mil em NY foi "incrível"
2 'Governo tem de entender que agro é essencial à economia'
3 Justiça suspende projeto da 'Times Square Paulistana'
4 Alcolumbre promulga doações em eleição após queda do veto de Lula
5 Eduardo rebate reportagem que fala sobre sua casa nos EUA


















