Leia também:
X STF: André Mendonça vota para derrubar prisão de Sérgio Cabral

Lula diz que fará “varredura” no Palácio da Alvorada

Medida será adotada antes da mudança do petista para a residência do Executivo

Pleno.News - 09/12/2022 10h44 | atualizado em 09/12/2022 11h18

Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Joédson Alves/EFE/EFEVISUAL

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse a um grupo de deputados do Partido Verde (PV) e do Avante, nesta quinta-feira (8), que deve ordenar uma varredura antigrampo no Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe do Executivo, antes de se mudar para lá no início do ano que vem.

Segundo relato dos parlamentares, o petista também contou que pode ter que despachar do hotel em que está hospedado na capital federal nos primeiros dias de governo, porque a Granja do Torto, tradicionalmente usada para hospedar o presidente eleito durante a transição, segue sendo utilizada como moradia oficial do ministro da Economia, Paulo Guedes. Os interlocutores de Lula ainda mencionaram a necessidade de uma ampla inspeção na residência antes que pudesse ser ocupada pelo petista.

Segundo parlamentares que participaram do encontro, Lula teria dito que é um “desrespeito’” do atual governo não ter ordenado a desocupação da Granja do Torto para hospedá-lo. O petista tem conduzido as principais reuniões de articulação política da transição do hotel Meliá, em Brasília, cuja diária de alguns quartos ultrapassa os R$ 5 mil.

Ainda segundo os deputados que participaram do encontro, Lula se queixou da possibilidade de ter de conduzir a agenda dos primeiros dias do governo de uma estrutura improvisada, em vez de contar com os palácios do governo.

A mudança para o Palácio da Alvorada não é imediata, pois é necessário que o presidente desocupe o lugar e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal (PF) realizem inspeções para que, só então, o sucessor possa ocupar a residência oficial.

*AE

Leia também1 Segurança do TSE será reforçada para a diplomação de Lula
2 Lula vai dividir Ministério da Economia em três pastas
3 Chapa de Lula aciona TSE para tornar Bolsonaro inelegível
4 Alckmin diz que tem "afinidade" com Lula e garante "lealdade"
5 Flávio Bolsonaro: “Ninguém sabe o que o presidente quer fazer”

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.